sexta, 29 de março de 2024
Cidade

Barba vistoria obras do Bosque das Cerejeiras

08 Jul 2010 - 08h55Por Redação São Carlos Agora

O prefeito Oswaldo Barba visitou, na manhã desta quarta-feira (7), as obras que estão sendo realizadas no Bosque das Cerejeiras, no Jardim Cardinalli. Acompanhado da primeira-dama, Cidinha Duarte, dos secretários Nivaldo Sigoli (Serviços Públicos), Alberto Engelbrecht (Habitação), Flávio Micheloni (Obras).

O prefeito acompanhou o desenvolvimento da obra que integra o projeto do Jardim Japonês, que será construído junto ao córrego Lazarini em uma parceria da Prefeitura com a comunidade japonesa.

Inaugurado em 2008 pela Prefeitura em parceria com a Fundação Pró-Memória e da Associação São Carlos Presente e Futuro, o Bosque das Cerejeiras foi uma homenagem à comunidade nipo-brasileira no ano do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil.

Para a realização do Jardim Japonês será necessário efetivar a demarcação da Área de Preservação Permanente do córrego Lazzarini, que está em andamento pela Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano.

Segundo o prefeito Oswaldo Barba, a construção física do local está completa. “O Bosque está ficando muito bonito. A população tem elogiado bastante. Falta agora instalar o playground e conseguir recursos, por meio do processo de licitação, para adaptarmos a iluminação do local”, declara.

Projeto doado - O projeto do Jardim Japonês foi desenvolvido pela Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de São Carlos, que doou o projeto à Prefeitura e teve como consultor o professor Hiroyoshi Ishihashi.

Cerejeiras

A flor da cerejeira, sakura em japonês, é a flor símbolo do Japão, sendo cultuada pela população de origem nipônica. Diz a lenda que sakura vem da princesa Konohana Sakuya Hime, que teria caído do céu nas proximidades do monte Fuji e se transformado em flor de cerejeira. A cerejeira, da família das rosáceas, gênero prunus, tem origem na China e Índia e os cruzamentos, melhorias e mutações durante séculos teriam criado centenas de variedades.

Em 1908, chegaram os primeiros imigrantes japoneses e com a vinda ao Brasil, trouxeram milhares de mudas de cerejeiras e centenas de variedades.

A cerejeira é uma planta que segue rigorosamente o ritual de quatro estações do ano. No inverno, após perder as folhas, adormece apenas com os galhos nus. Quando chega a primavera, como um estouro, as flores brotam anunciando a primavera. Alguns dias depois as pétalas caem dando lugar às folhagens novas. As folhas amadurecem e, quando chega o outono, o colorido amarelo e vermelho cai deixando somente galhos, anunciando a chegada do inverno.

Leia Também

Últimas Notícias