terça, 23 de abril de 2024
Cidade

Barba presta homenagens ao vice-reitor da USP

04 Mar 2011 - 14h38

O prefeito Oswaldo Barba participou, na noite da última quinta-feira (3), da entrega do título de cidadão honorário de São Carlos pela Câmara dos Vereadores para Hélio Nogueira da Cruz, vice-reitor da USP de São Carlos. A sessão, presidida por Edson Fermiano, contou Antonio Carlos Hernandes, diretor do Instituto de Física da USP, representando o presidente do Conselho Gestor do Campus, entre outros autoridades.

Barba destacou a importância acadêmica de Hélio e destacou seu empenho no processo de implantação do campus 2 da USP em novembro de 2005 criando assim uma proximidade com o governo municipal da época, sob a gestão do ex-prefeito Newton Lima.

Barba ressaltou também a importância da USP para a história de desenvolvimento tecnológico de São Carlos. "Falar da importância do Hélio para a academia é fácil devido ao seu currículo, muito além é o papel que desempenhou na USP, universidade que faz parte da história da cidade. Tudo o que há de avanços em pesquisa e tecnologia teve a participação de pesquisadores da USP", destacou.

No final da sessão, o prefeito entregou ao homenageado uma placa agradecendo aos serviços prestados à comunidade de São Carlos.
Homenageado
Hélio Nogueira da Cruz atual vice-reitor da USP, já  ocupou o mesmo posto no período de 2002 a 2006 e é professor titular desde 1989 da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) membro de conselho da Fundação do Desenvolvimento Administrativo, membro - Núcleo de Política e Gestão Tecnológica da Universidade de São Paulo, - Secretaria da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e membro do conselho da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Possui graduação, mestrado e doutorado em Economia pela própria USP e pós-doutorado na mesma área pela Yale University. É professor da USP desde 1973 onde já foi responsável pelas disciplinas de Economia da Tecnologia, Desenvolvimento Econômico, Macroeconomia e Desenvolvimento Econômico e Social na graduação e na pós-graduação. Sua carreira de administrador acadêmico começou como chefe do Departamento de Economia da FEA, entre 1990 e 1992. Como pesquisador, trabalha com os avanços científicos e tecnológicos sobre setor industrial brasileiro e coordena estudo sobre políticas públicas que faz parte de uma pesquisa sobre a internacionalização da economia brasileira.

Leia Também

Últimas Notícias