sexta, 19 de abril de 2024
Cidade

Barba ministra aula inaugural do ProJovem Urbano

21 Jun 2012 - 19h18
0 - 0 -

O prefeito Oswaldo Barba ministrou na noite desta quarta-feira (20), na Escola Estadual Professor Arlindo Bittencourt, na Vila Monteiro, a aula inaugural do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem Urbano), que será desenvolvido por meio da parceria entre Prefeitura e Governo Federal.

A Aula Inaugural contou ainda com a presença da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Duarte, da secretária municipal de Educação, Lourdes Moraes, da diretora da escola Arlindo Bittencourt, Maria das Graças Teixeira Mendonça Prando, da diretora da Escola Municipal de Jovens e Adultos, Anaely Camila Vaccari Ribeiro, e da representante da Associação Horizontes, parceira da Prefeitura no ProJovem Urbano, Rosana Patrício.

O ProJovem Urbano é destinado a jovens de 18 a 29 anos, que saibam ler e escrever e não tenham concluído o ensino fundamental, tendo como objetivo a elevação da escolaridade, visando à conclusão do ensino fundamental, a qualificação profissional e o desenvolvimento de ações comunitárias.

O jovem, ao final do curso, receberá um único certificado englobando o Ensino Fundamental e a Qualificação Profissional na área administrativa - Auxiliar Administrativo com ênfase em Telemarketing.

Aos estudantes, devidamente matriculados, será repassado um auxílio financeiro no valor de R$ 100,00 (Cem Reais) mensais durante os 18 meses de curso, desde que cumpram o mínimo de 75% de frequência nas aulas dadas no período de 30 dias e entreguem 75% dos trabalhos pedagógicos relativos ao mesmo período.

As aulas serão nas escolas EMEB Arthur Natalino Deriggi, no Antenor Garcia, com uma turma, e na Escola Estadual professor Arlindo Bittencourt, na Vila Monteiro, com 4 turmas.

A secretária municipal de Educação, Lourdes Moraes, deu uma palavra de incentivo aos alunos que começam a estudar no ProJovem Urbano. De acordo com ela, é fundamental que os alunos tenham perseverança, apesar das dificuldades que apareçam no decorrer do curso.

"Para auxiliar os estudantes, vamos disponibilizar monitores para o acolhimento às crianças de 0 a 8 anos, filhos dos jovens atendidos pelo programa. Os jovens matriculados e as crianças receberão alimentação escolar", concluiu Lourdes.

Segundo o prefeito, a educação tem prioridade em seu governo, pois ela transforma a vida das pessoas. Neste sentido, a Prefeitura tem investido aproximadamente 33% do orçamento municipal em educação, incluindo a formação profissional.

Ao relatar a importância da educação, ele que foi professor e reitor da UFSCar, disse que o ProJovem Urbano é uma oportunidade importante para aquelas pessoas, a maioria com idade superior à idade escolar, de conseguir se formar.

"Nós sabemos que muitas pessoas deixam de estudar no período correto por problemas diversos. Por isso, nesta parceria com o Governo Federal, estamos trazendo o ProJovem Urbano, que vai dar a oportunidade para as pessoas conseguirem concluir o ensino fundamental e ter uma qualificação profissional na área de auxiliar administrativo", enfatizou Barba, reiterando que muitas empresas estão vindo para São Carlos, criando muitas oportunidades de emprego.

Leia Também

Últimas Notícias