quinta, 28 de março de 2024
Cidade

Barba ministra aula inaugural do ProJovem Trabalhador

29 Jun 2010 - 09h44Por Redação São Carlos Agora

O prefeito Oswaldo Barba participou na manhã desta segunda-feira (28), no Instituto Cultural Ítalo Brasileiro (ICIB), da aula inaugural do programa ProJovem Trabalhador - Juventude Cidadã, parceria entre a Prefeitura de São Carlos e o Governo Federal, por meio do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que está investindo R$ 2,3 mi para a realização dos cursos.

Participaram ainda do evento a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Duarte, o vice-prefeito, Emerson Leal, os secretários municipais Emerson Domingues (Trabalho, Emprego e Renda) e Roberto Menezes (Infância e Juventude), e o coordenador geral do ProJovem / Associação Horizontes, que será a responsável pelos cursos, Carlos Alberto Adami, e o presidente da Câmara Municipal, Lineu Navarro.

Emerson Domingues, secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda, destacou o envolvimento das secretarias municipais de Educação, Infância e Juventude, e Cidadania e Assistência Social, para o desenvolvimento dos cursos. Ele fez questão de ressaltar ainda o empenho do prefeito Oswaldo Barba para a conquista do ProJovem para São Carlos. “Graças ao prefeito a cidade de São Carlos conseguiu esse grande número de cursos que irão dar mais oportunidades de trabalho para os nossos jovens”, finalizou Domingues.

De acordo com o prefeito Barba, que fez questão de agradecer os vereadores que apoiaram o projeto, o governo do presidente Lula tem um mérito muito grande, uma vez que vem investindo na qualificação dos jovens em todo o país, e não foi diferente em São Carlos. “Para que se ter uma ideia, nós conseguimos 1.500 bolsas para o ProJovem na cidade, o mesmo número destinado à cidade de São Paulo. Isso mostra o comprometimento do Governo Federal com São Carlos”, disse.

Ainda segundo Barba, o programa vai além da qualificação profissional. “O ProJovem vai formar profissionais e, acima de tudo, cidadãos. São Carlos vai receber uma série de investimentos como a Cidade da Energia, que vão demandar a contratação de muitas pessoas, e isso é uma grande oportunidade para vocês”, concluiu Barba.

Saiba mais sobre o Projovem
O ProJovem vai atender 1.118 jovens desempregados com idade entre 18 e 29 anos, com escolaridade até o ensino médio e renda familiar per capta inferior a um salário mínimo, nas áreas de Administração, Arte e Cultura, Beleza e Estética, Comunicação e Marketing Social, Esporte e Lazer, Serviços Domiciliares, Turismo e Hospitalidade.

Esses cursos serão ministrados em diversos pontos da cidade por meio dos Centros de Referencia de Assistência Social (CRAS), das Escolas do Futuro e do Centro da Juventude, com carga horária total de 350 horas, sendo 100 horas de qualificação social e 250 horas de qualificação profissional, durante 6 meses de capacitação.

Todos os alunos receberão lanche, transporte e uma bolsa de R$ 100,00 (Cem Reais) mensais, por seis meses. O programa determina ainda que, ao final, 30% dos jovens sejam incluídos no mercado formal, seja em emprego formal, estágio, jovem aprendiz ou formas alternativas de geração de renda.

Cursos
Administração:
a) Arquivista/arquivador
b) Almoxarife
c) Auxiliar de escritório/administrativo
d) Contínuo/office-boy/Office-girl

Arte e Cultura:
a) DJ/MC
b) Assistente de coreografia
c) Dançarino tradicional e popular
d) Assistente de produção

Beleza e Estética:
a) Cabeleireiro escovista
b) Manicure/pedicure
c) Maquiador
d) Depilador

Comunicação e Marketing Social:
a) Operador de rádio comunitário
b) Fotógrafo social
c) Operador de câmara de vídeo (cameraman)
d) Editor de jornal popular

Esporte e Lazer:
a) Recreador
b) Monitor de esportes e lazer
c) Animador de eventos
d) Agente comunitário de esporte e lazer

Serviços Domiciliares:
a) Faxineiro
b) Porteiro
c) Empregado doméstico nos serviços gerais - Caseiro
d) Cozinheiro no serviço doméstico

Turismo e Hospitalidade:
a) Cumim (auxiliar de garçom)
b) Recepcionista
c) Guia de turismo (Local)
d) Organizador de evento

Leia Também

Últimas Notícias