quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Barba entrega trator e implementos ao Assentamento Santa Helena

18 Dez 2012 - 16h23
0 - 0 -

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, entregou na manhã desta terça-feira (18), um trator Massey Ferguson às famílias do Assentamento Santa Helena, localizado na região da Represa do 29. Os agricultores também receberam implementos como roçadeira, grade aradora com controle remoto e um subsolador.

Os equipamentos foram adquiridos via Prodesa (Projetos de Apoio ao Desenvolvimento do Setor Agropecuário) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e obtiveram recursos de emenda parlamentar do deputado Devanir Ribeiro (PT/SP) no valor de R$ 100 mil.

"Os equipamentos foram adquiridos graças à união dos assentados, que formaram uma associação visando pleitear os recursos", disse a diretora do Departamento de Apoio à Economia Solidária da Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda, Rita Fajardo.

De acordo com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Regina Bortolotti, os pequenos agricultores do Santa Helena estão cadastrados na secretaria e recebem a visita periódica dos engenheiros agrônomos para oferecer assistência técnica, inclusão dos agricultores familiares em programas desenvolvidos pela Prefeitura, como o fornecimento de alimentos para a merenda escolar. "Esses equipamentos vão facilitar o trabalho dos agricultores visando, inclusive, o aumento da produção", acredita Regina.

O prefeito Oswaldo Barba disse que a sua administração se preocupou em oferecer infraestrutura às famílias. Com o auxílio de uma emenda parlamentar da ex-vereadora Silvana Donatti no valor de R$ 15 mil, o Assentamento recebeu energia elétrica em julho de 2009. Em abril de 2011 houve a entrega do sistema de abastecimento de água na região, que contou com o apoio do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e dos agricultores que, em regime de mutirão, auxiliaram na instalação da rede. "O Assentamento Santa Helena é exemplo de organização. Esperamos que esses equipamentos auxiliem na produção agrícola, mas que os trabalhadores se mantenham unidos, pleiteando novos recursos, para o crescimento da agricultura familiar, uma das bandeiras da nossa administração", afirmou.

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Duarte e a ex-vereadora Silvana Donatti, que representou o deputado federal Devanir Ribeiro, também participaram da entrega dos equipamentos aos assentados.

Assentamento - O Assentamento abriga 15 famílias, que vivem na região desde 2005 quando passaram pelo processo de reforma agrária. As famílias fazem parte do Projeto de Desenvolvimento Sustentável Santa Helena, com auxílio de parceiros, como a ONG Ramudá, a Prefeitura e a Embrapa. Os lotes do assentamento Santa Helena oferecem uma diversidade de produção agrícola. Nas propriedades são cultivados milho, feijão, mandioca, abóbora, abobrinha e hortaliças, entre outros.

 

Leia Também

Últimas Notícias