quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Barba entrega cheques aos vencedores da Seleção de Projetos Culturais

16 Nov 2011 - 20h15
0 - 0 -

O prefeito Oswaldo Barba entregou na manhã desta quarta-feira (16) os cheques aos vencedores do concurso para Seleção de Projetos Culturais. Ao todo foram entregues 12 cheques que totalizaram R$ 180 mil para os projetos envolvidos com música, teatro, audiovisual, patrimônio, artes visuais e cultura digital.

Estiveram presentes na ocasião a coordenadoria de Artes e Cultura, Telma Olivieri, o vereador Robertinho Mori Roda, que na oportunidade elogiou a transparência do edital, e o vereador Ronaldo Lopes.

Realizado com recursos do Fundo Municipal de Cultura, o processo seletivo foi voltado para artistas, entidades de cultura sem fins lucrativos e produtores culturais da cidade. Ao todo 67 projetos foram inscritos nas modalidades de Ocupação de Espaços de Cultura, Fomento a Formação Artística e Criação Artísticas.

Na ocasião foi entregue 70% do montante (R$ 180 mil) para a execução dos projetos, que deverão ser concluídos no prazo de um ano. Somente após sua finalização o 30% restante será pago.

O edital do Fundo foi construído com uma ampla participação da sociedade civil na sua elaboração, divulgação e avaliação dos projetos, especialmente do Conselho Municipal de Cultura. A gestão do Fundo Municipal de Cultura é feita por um Conselho Gestor constituído pela Coordenadora de Artes e Cultura, Secretário Municipal de Fazenda e três membros da sociedade civil do Conselho Municipal de Cultura.

Para o prefeito, São Carlos tem se notabilizado não só pela questão da Ciência e Tecnologia, mas também na Arte e da Cultura, sendo a 9ª cidade do Brasil que mais investe em ações culturais. "As políticas públicas de São Carlos na área de cultura estão se tornando exemplos para vários outros municípios e esse é mais um passo no avanço da implantação das políticas públicas municipais de arte e cultura".

Segundo Telma Olivieri, esse edital de Seleção de Projetos Culturais é um avanço para a cidade. "Sem dúvida esse é um avanço muito grande em relação às políticas públicas que estão sendo implantadas pela Prefeitura Municipal, prioritariamente no governo Oswaldo Barba quando nós concluímos o edital de 2008 e, agora, esse edital 2011. Então, as políticas públicas aqui na cidade de São Carlos na área de cultura são exemplos para vários outros municípios", destaca.

Na oportunidade, o prefeito destacou ainda a realização do 5º Festival Contato que teve início na última segunda-feira (14) e que conta com a Prefeitura como parceira. "O Contato é um festival muito importantes e que já é referência nacional. Sinto muita alegria de, como prefeito, ter um festival como esse na cidade, pois eu enquanto reitor da UFSCar realizei o 1º Festival, banquei com recursos da universidade e como o primeiro ano ainda não tinha nenhum apoio, tive a perspectiva de que ele iria crescer e se expandir e é isso que está acontecendo", enfatiza Barba.

 

Leia Também

Últimas Notícias