terça, 23 de abril de 2024
Cidade

Barba coordena seminário de educação no Uruguai

02 Dez 2011 - 20h07
0 - 0 -

O prefeito Oswaldo Barba participa da  16ª Cúpula de Mercocidades que acontece em Montevidéu (Uruguai) desde quarta-feira (30). Nesta quinta (1º), o prefeito Oswaldo Barba coordenou o seminário "Educação para a Integração Regional do Mercosul", que aconteceu na Sala dos Presidentes do Edifício Mercosul.

Os debates no seminário foram feitos pelo prefeito de São Carlos, pelo deputado federal Newton Lima, pelo ministro da Educação e Cultura do Uruguai, Ricardo Erlich, pelo diretor Nacional de Educação do Uruguai, Luiz Garibald e pelo reitor da Universidad de La República Oriental Del Uruguay, Rodrigo Arocena. Newton Lima também participa da Cúpula de Mercocidades e nesta sexta deve tomar posse no Parlasul - o Parlamento do Mercosul que reunirá parlamentares dos países do Mercosul.

"Nosso principal objetivo da Cúpula de Mercocidades, enquanto governos municipais, é discutir ações que possam integrar, cada vez mais, a população dos nossos países", destaca o prefeito Oswaldo Barba. "Já no seminário aprofundamos as discussões sobre a importância da educação nesta integração", destacou o prefeito.

Para o prefeito Oswaldo Barba, os países do Mercosul já possuem grandes universidades e centros de pesquisas com reconhecimento no mundo todo. "Precisamos unir as forças dessas universidades e prover a integração regional no Mercosul, fortalecendo nossos países enquanto bloco", salientou.

Cúpula - A Cúpula de Mercocidades é organizada pela Rede Mercocidades, composta por 230 cidades da Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Chile, Bolívia e Peru, reunindo mais de 80 milhões de pessoas.

"A Rede Mercocidades desempenha um papel fundamental, especialmente por ser a maior rede de cidades da América do Sul", comentou o prefeito Oswaldo Barba. "Os governos municipais são os mais próximos das pessoas, podem entender melhor suas necessidades e auxiliar os outros entes da federação a encontrar as soluções viáveis para seus problemas", destacou.

Leia Também

Últimas Notícias