sexta, 29 de março de 2024
Cidade

Barba convida Lula para visitar São Carlos

Prefeito de São Carlos encontrou-se com presidente da República durante inauguração do campus da UFSCar em Sorocaba

20 Ago 2010 - 18h42Por Redação São Carlos Agora

O prefeito Oswaldo Barba participou da inauguração do campus da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em Sorocaba, nesta sexta-feira (20), ao lado do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e de outras autoridades, como o ministro da Educação, Fernando Haddad, e do reitor Targino de Araújo Filho.

A inauguração foi um momento emocionante para o prefeito Barba, já que foi ele, em 2006 enquanto reitor da UFSCar, que implantou o campus em Sorocaba, que naquela ocasião começou a funcionar com apenas 3 cursos. “Tenho orgulho de ter participado desse momento histórico de expansão das universidades federais durante o governo do presidente Lula”, disse, emocionado, o prefeito Barba.

O reitor da universidade agradeceu o empenho de Barba, enaltecendo que o prefeito liderou o grupo de pessoas que lutaram pela implantação do campus de Sorocaba. “O governo Lula investiu R$ 28 milhões em Sorocaba, na UFSCar, e hoje são atendidos 2 mil alunos em 14 cursos”, acentuou Targino.

Vinda a São Carlos – O prefeito Barba manteve uma conversa com Lula durante alguns minutos e o convidou para uma visita à cidade. O presidente da República disse que, se depender dele, virá, porém existe uma ampla agenda a ser cumprida, o que pode impedi-lo do compromisso.

Na oportunidade, o prefeito lembrou de importantes obras que contaram com recursos do governo federal. “A Estação de Tratamento de Esgoto e o Hospital-Escola foram duas obras importantes que receberam recursos da União. Elas representaram um avanço para São Carlos graças à sensibilidade do presidente Lula”, observou Barba.

A universidade - As atividades da UFSCar em Sorocaba tiveram início em 2006, instaladas provisoriamente na Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens). Em 2008, as atividades de ensino, pesquisa e extensão passaram a ser realizadas definitivamente no campus da UFSCar na Rodovia João Leme dos Santos, em área doada pela Prefeitura de Sorocaba. No dia 23 de junho de 2008, o ministro Fernando Haddad inaugurou parte das obras do campus com a conclusão dos edifícios de Gestão Acadêmica, salas de aula e laboratórios didáticos.

O campus de Sorocaba tem como eixo norteador a questão da sustentabilidade em todos os seus aspectos. Isso se reflete no planejamento da ocupação física, nos métodos construtivos empregados, projetos pedagógicos dos cursos e nos temas de pesquisa, entre outros.

Assessoria Prefeitura Municipal

Leia Também

Últimas Notícias