quarta, 17 de abril de 2024
Cidade

Barba anuncia concurso “As Sete Maravilhas de São Carlos”

28 Nov 2011 - 16h38
0 - 0 -

Aconteceu em São Carlos, de 22 a 25 de novembro, a 1ª Semana de Patrimônio realizada pela Fundação Pró-Memória, pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico e Artístico de São Carlos (COMDEPHAASC) e pela Prefeitura Municipal.

Com o tema "Patrimônio para todos: direitos e conquistas", a 1ª Semana de Patrimônio proporcionou à população um curso de redação científica, visitas guiadas ao patrimônio histórico de São Carlos, mesas redondas, debate sobre o Patrimônio e o Plano Municipal de Cultura e um bate-papo com o arquiteto, Marcelo Carvalho.

Na última quinta-feira (24), o prefeito Oswaldo Barba, junto à primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Duarte, da diretora presidente da Fundação Pró-Memória, Ana Lúcia Cerávolo, do presidente do COMDEPHAASC, Renato Locilento, e do vereador Robertinho Mori, esteve presente em um dos eventos da Semana e anunciou a criação do concurso "As Sete Maravilhas de São Carlos" e lançou o guia "Histórias na Fachada".

Para o concurso "As Sete Maravilhas de São Carlos", o prefeito nomeou cinco membros que serão os responsáveis pela organização do concurso que tem como objetivo divulgar e valorizar as belezas de São Carlos, resgatando o aspecto cultural de sua história e despertando o espírito de cidadania na população para as riquezas naturais e arquitetônicas de São Carlos. O concurso foi criado por meio de projeto de lei do vereador Robertinho Mori.

Ainda durante o evento, Barba lançou o guia online "Histórias na Fachada", cujo objetivo é fornecer orientações básicas para conservação dos imóveis históricos e para sua valorização, incentivando os proprietários desses imóveis a se tornarem agentes da preservação do patrimônio cultural de São Carlos. O guia está disponível no site da Fundação: www.promemoria.saocarlos.sp.gov.br.

"São Carlos tem uma história bonita de preservação do seu patrimônio e estou muito feliz por ter conseguido incorporar a estação ferroviária ao patrimônio da nossa cidade, pois agora poderemos investir naquela local com recursos próprios para oferecer melhorias à região. Com o lançamento do guia, nossa política de preservação de prédios históricos ficará ainda mais reforçada", destaca o prefeito.

A diretora presidente da Fundação destacou ainda que poucos municípios têm políticas para conservar seu patrimônio e seus monumentos. "A valorização desses patrimônios, bem como a realização da semana do patrimônio, servem para conscientizar a cidade para que todos cuidem da história de São Carlos e seus registros", destaca Ana.

Após os anúncios, o arquiteto Marcelo Carvalho Ferraz realizou um bate-papo com os presentes e lançou o livro "Arquiteto Conversável". O livro, que reúne artigos e entrevistas publicados em vários veículos de comunicação ao longo dos último dez anos, também é contemplado com comentários sobre situações, temas ou acontecimentos que procuram mostrar a amplitude da arquitetura e seus efeitos, ou interferência, na vida das pessoas e comunidades.

Leia Também

Últimas Notícias