Menu
sábado, 06 de março de 2021
Solidariedade

Banco de Sangue precisa com urgência de doações do tipo B e A negativo

Com o início da imunização contra a Covid-19, a preocupação é de que os estoques despenquem

25 Jan 2021 - 08h51Por Redação
A agenda de doações desta semana ainda não está completa - Crédito: DivulgaçãoA agenda de doações desta semana ainda não está completa - Crédito: Divulgação

O Banco de Sangue precisa urgentemente de doações dos tipos B negativo e A negativo. Os estoques dos tipos B negativo estão 90% abaixo do ideal e os de A negativo, 60% abaixo do ideal. 

“Estamos preocupados, porque os estoques já estão muito baixos e a situação pode se agravar com o início da imunização contra a COVID-19, já que, ao tomar a vacina, é preciso esperar 48 horas para doar sangue”, explica a hematologista e responsável técnica do Banco de Sangue, Andreia Moura de Luca.

A agenda de doações desta semana ainda não está completa. E no caso da aférese (doação com uso de um equipamento moderno, através do qual são coletadas até duas bolsas de plaquetas, componente do sangue responsável pela coagulação), não há nenhuma doação agendada.

“Pelo método tradicional, as mulheres podem doar a cada 3 meses e no máximo, 3 vezes por ano; e os homens, a cada 2 meses e, no máximo, 4 vezes por ano. Pela doação de plaquetas por aférese, é possível doar 4 vezes por mês, 24 vezes por ano. Por isso, é tão importante que as pessoas doem por esse método, para que consigamos manter os estoques”, afirma a médica hematologista.

SERVIÇO:

BANCO DE SANGUE – HORÁRIOS PARA DOAÇÕES

Segunda a sexta-feira – 7h30 às 12h

Terças e quintas – 13h30 às 15h30

Sábados – 8h às 11 h

BANCO DE SANGUE – CANAIS PARA AGENDAMENTO

(16) 99104-6748 (WhatsApp) e (16) 3509-1230 (fixo)

De segunda a sexta-feira, das 8h às 15h

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias