Menu
terça, 11 de maio de 2021
Mostrar a realidade

Banco de Sangue cria ferramenta para divulgar o estoque semanalmente

A ideia é ajudar os voluntários a se programarem para as doações e, assim, estimular novos agendamentos

20 Abr 2021 - 16h17Por Redação
Banco de Sangue cria ferramenta para divulgar o estoque semanalmente -

A partir desta terça-feira, 20, o Banco de Sangue vai passar a informar, uma vez por semana, nas redes sociais da Santa Casa, a situação dos estoques de cada tipo sanguíneo. O gráfico foi dividido em 4 níveis: Adequado (estoque ideal); Estável (estoque suficiente); Alerta (estoque preocupante); Crítico (estoque bem abaixo do necessário).

Neste momento, o tipo sanguíneo que está em estado de alerta e precisa de doação é o A negativo. O estoque está 40% abaixo do nível ideal para garantir o fornecimento adequado aos pacientes.

A hematologista e responsável técnica do Banco de Sangue, Andreia Moura de Luca, explica que o objetivo da divulgação semanal é ajudar a população a acompanhar a situação do Banco de Sangue e, dessa forma, estimular as doações. “Queremos mostrar ao doador que já tem o hábito de doar sangue, a quantidade ideal dos estoques, para que eles consigam se programar para doação. Dessa forma, o doador, espontaneamente, vai ter conhecimento dos estoques de acordo com o seu tipo sanguíneo. Com o aumento do número de casos devido à pandemia, temos que aumentar nossos estoques. Precisamos de doadores também de plaquetas, pois esse hemocomponente tem duração de apenas 5 dias. Nossa maior preocupação é não deixar faltar sangue para nenhum paciente. Precisamos da ajuda de todos”, explica a hematologista.

Vale lembrar que desde o início da pandemia, o Banco de Sangue segue todas as regras da Associação Brasileira de Hematologia. Os procedimentos cumprem as normas de proteção e prevenção contra a Covid-19. O uso de máscara de proteção facial é obrigatório e, para evitar aglomeração, foi proibida a entrada de acompanhantes.

QUEM PODE DOAR

REQUISITOS GERAIS

- Ter entre 18 e 69 anos;

-  Ter mais de 50 Kg

- Estar em boas condições de saúde;

- O voluntário não pode fumar uma hora antes da doação e nem ingerir bebida alcoólica 24 horas antes.

PARA QUEM TEVE SINTOMAS RESPIRATÓRIOS

- Quem teve diagnóstico de COVID-19, precisa esperar 90 dias depois da cura da doença;

- Quem teve contato com alguém com suspeita ou com diagnóstico de COVID-19, tem que esperar 30 dias depois do contato com a pessoa;

- Quem está com sintomas gripais, mas ainda não foi diagnosticado, precisa esperar 30 dias, a partir do início dos sintomas.

SERVIÇO:

BANCO DE SANGUE – HORÁRIOS PARA DOAÇÕES

Segunda a sexta-feira – 7h30 às 12h

Terças e quintas – 13h30 às 15h30

Sábados – 8h às 11 h

BANCO DE SANGUE – CANAIS PARA AGENDAMENTO

(16) 99104-6748 (WhatsApp) e (16) 3509-1230 (fixo)

De segunda a sexta-feira, das 8h às 15h

 

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias