quinta, 28 de março de 2024
Cidade

Balcão da Cidadania recebe a Instituição Formiga Verde

22 Abr 2014 - 16h50

Ao perceber que o esporte é um poderoso instrumento para afastar jovens de atividades nocivas como o crime e o uso de drogas, dois professores da região do bairro Santa Felícia, em São Carlos, decidiram oferecer atividades de lazer e entretenimento para adolescentes do bairro, por meio de trabalho voluntário.A partir dessa iniciativa nasceu, em 2006, a instituição Formiga Verde.

A ONG começou com aulas de vôlei e futsal masculinos,atendendo cerca de 140 crianças, jovens e adultos acima de 13 anos de idade.Hoje, ampliou o leque de atividades e atende mais de 400 pessoas. Ela também mantém o cursinho comunitário Santa Fé, que atende 67 jovens, e o cursinho comunitário Santa Eudóxia, com 25 jovens.

Segundo Rodeney de Santi, coordenador executivo da entidade, a missão da ONG é trabalhar para a construção de um mundo mais solidário. “É muito prazeroso oferecer alternativas de trabalho, lazer e cultura para nossa comunidade e  incutir-lhes a ideia de que não devem sonhar ficar ricos para mudarem para um lugar melhor, mas sim fazerem o lugar em que moram melhor”, defende.

Para apresentar esse trabalho, a Instituição Formiga Verde ocupa o Balcão da Cidadania no Shopping Iguatemi para divulgar seu trabalho até o dia 4 de maio, das 14h às 22h. No estande,estão sendo vendidos artigos de artesanato e de costura, cuja renda será convertida para a manutenção do projeto. Os artigos são confeccionados pelas senhoras da comunidade que integram o pelo Núcleo ReciclARTE, mais uma ação da Formiga Verde.

O Balcão da Cidadania, criado em 2001, é um projeto do Shopping Iguatemi que tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento da comunidade onde atua, prestando serviços de natureza social.

O projeto concede, gratuitamente, umestandepara divulgação de entidades do terceiro setor sem fins lucrativos e não governamentais. Captação de voluntários, de recursos (doações), comercialização de trabalhos manuais e divulgação do trabalho das entidades junto ao público estão entre os objetivos do Balcão da Cidadania.

Leia Também

Últimas Notícias