quinta, 28 de março de 2024
Cidade

Balcão da Cidadania do Iguatemi recebe a ONG Samaritano

26 Mai 2014 - 08h22

Criada em 2003, a ONG Samaritano é uma instituição ligada ao Centro de valorização da Vida (CVV) de São Carlos, O trabalho da ONG é atender gratuitamente pessoas de todas as idades e oferecer apoio emocional às pessoas em situação de fragilidade ou depressivas.

Para isso, voluntários treinados a ouvir atentamente e conversar com as pessoas que buscam o atendimento, ficam de plantão para atender as ligações. Os atendimentos são realizados exclusivamente por Skype, que pode ser acessado através do endereço  www.cvv.org.br, e aceita ligações de qualquer tipo, seja de aparelho fixo ou celular. 

Adão de Jesus Napolitano, coordenador da Samaritano, explica como se dá a atuação dos voluntários. “Acreditamos que o impulso à vida é instinto superior no ser humano”, afirma.“Quando a pessoa liga já está implícito que ela busca ajuda, ainda que negue verbalmente. Por confiar nessa força interior do ser, o voluntário cria condições e estabelece uma empatia profunda com a pessoa. Por meio desse sentimento de compreensão estabelecido, ela se sente aliviada após o desabafo e retoma o controle”.

Até o dia 1º de junho, das 14h às 20h, a ONG Samaritano ocupa o Balcão da Cidadania do Shopping Iguatemi São Carlos para falar sobre seu trabalho e expor o artesanato produzido por seus voluntários, cuja renda será revertida para a manutenção da entidade.

O Balcão da Cidadania, criado em 2001, é um projeto do Shopping Iguatemi que tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento da comunidade onde atua, prestando serviços de natureza social.

O projeto concede, gratuitamente, um estande para divulgação de entidades do terceiro setor sem fins lucrativos e não governamentais. Captação de voluntários, de recursos (doações), comercialização de trabalhos manuais e divulgação do trabalho das entidades junto ao público estão entre os objetivos do Balcão da Cidadania.

Leia Também

Últimas Notícias