quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Aviação: Barba participa de abertura de curso do Instituto Federal

14 Fev 2012 - 11h26
0 - 0 -

O curso superior de Tecnologia em Manutenção de Aeronaves do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo) começou na noite de segunda-feira (13), no auditório Bento Prado Júnior, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O prefeito Oswaldo Barba participou da aula magna. Ele destacou que, com a internacionalização do aeroporto Mário Pereira Lopes, a TAM deve triplicar o número de aeronaves que fazem manutenção em São Carlos, o que vai assegurar a oferta por empregos na cidade.

Atualmente, o Centro de Manutenção da empresa aérea emprega mais de mil funcionários. "Já realizamos gestões junto aos governos estadual e federal e expusemos a necessidade de ampliar a pista e criar uma base alfandegária para que a TAM receba aeronaves de várias companhias aéreas para manutenção. Sem dúvida, isso vai gerar demanda por vagas no mercado de trabalho", explica Barba.

O prefeito observou que mantém diálogo, com o apoio do deputado federal Newton Lima, com a Receita Federal, a Polícia Federal, o Ministério da Agricultura e o Daesp (Departamento Aeroviário de São Paulo) para a internacionalização do aeroporto. "Creio que o prefeito e o deputado estão no caminho certo na conquista desse importante pleito, que vai beneficiar a aviação civil", ressalta Carlos Eduardo Magalhães da Silveira Pellegrino, diretor de operações de aeronaves da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que ministrou aula magna aos 40 alunos. O curso terá duração de 3 anos.

"A aviação civil é um mercado pujante com crescimento entre 10 e 15% ao ano, portanto o mercado de trabalho necessita de mão de obra qualificada", observa Pellegrino.

O curso - O Curso Superior de Tecnologia em  Manutenção  de  Aeronaves  tem  por objetivo  geral  propiciar  ao  estudante  um  processo  de formação que o habilite como um profissional apto a produzir e aplicar conhecimentos científicos e tecnológicos na área de  Manutenção  de  Aeronaves  relacionados  aos  campos  de  aplicação,  planejamento, gestão, logística e pesquisa. O vice-reitor da UFSCar, Pedro Manoel Galetti, lembrou das gestões do prefeito Oswaldo Barba, quando era reitor da universidade, para a implantação do curso. "A instalação do IFSP no campus da UFSCar foi uma experiência pioneira e única no Brasil. Essa iniciativa permitiu que ambas as instituições agregassem conhecimento", acredita.

http://media.saocarlosagora.com.br/_versions_/uploads/imagens/1-aeronautica-2_site_s300.gifO deputado federal Newton Lima acrescenta que a criação do campus do IFSP em São Paulo é fruto do plano de expansão dos cursos técnicos no Brasil, que começou no governo do presidente Lula. "Hoje, São Carlos faz parte do ciclo que atende toda a cadeia produtiva do setor aeronáutico", resumiu o deputado.

Newton comentou sobre o curso técnico em manutenção de aeronaves, que será ministrado no Senai, em parceria com o Centro Tecnológico da TAM. Segundo o deputado, o curso, que deve começar em breve, complementa as atividades que serão desenvolvidas no IFSP.

O reitor do IFSP, Arnaldo Augusto Ciquielo Borges, exigiu disciplina dos alunos. "A aviação civil não admite erros. Quem pretende seguir na carreira de tecnólogo precisa se dedicar aos estudos", resume.

Leia Também

Últimas Notícias