quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Aulas de música serão obrigatórias nas escolas a partir de agosto

23 Mar 2011 - 10h50

No mês de agosto todas as escolas de educação infantil e do ensino fundamental serão obrigadas a oferecer aulas de músicas aos alunos das redes públicas e particulares de todo país.

A obrigatoriedade surgiu com a lei nº 11.769, sancionada em 18 de agosto de 2008, que determina que a música seja conteúdo obrigatório em toda a Educação Básica. O prazo limite para fazer essa inserção é até agosto de 2011.

A disciplina não será dada na mesma proporção que às matérias da grade escolar como Matemática, Português, entre outras, mas sim como um curso complementar ao ensino infantil e fundamental.

Muitas escolas ainda não estão prontas e nem preparadas para ensinar e aderir a música no ambiente escolar, o que traz preocupação aos pais e também aos órgãos públicos responsáveis.

A prefeitura de São Carlos informou que por meio de concurso público fez a contratação de seis professores de música para atuarem nas escolas municipais. Além disso, no mês de fevereiro todos eles receberam cursos de capacitação onde também puderam conhecer professores de outras disciplinas para trocarem vivências do ambiente escolar.

Os professores de músicas começarão a freqüentar o ambiente escolar antes do mês de agosto para detectar as necessidades dos alunos e as dificuldades dos mesmos para com a música. Uma iniciativa que pode facilitar a interação dos alunos com esses novos professores.

Leia Também

Últimas Notícias