Menu
terça, 22 de setembro de 2020
Saúde

Atividades em São Carlos irão para marcar o “Dia Mundial do AVC”

26 Out 2018 - 07h16Por Redação
Atividades em São Carlos irão para marcar o “Dia Mundial do AVC” - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Saúde, e a UFSCar, através da USE (Unidade Saúde Escola) realizam na próxima semana, várias atividades para marcar o Dia Mundial do AVC (Acidente Vascular Cerebral), comemorado no dia 29 de outubro. As ações acontecem no Mercado Municipal e no Hospital Universitário.

O AVC é a segunda causa de morte no mundo e a primeira causa de incapacidade. Ele traz intercorrências não só para o sujeito, mas também para familiares e amigos, ambientes de trabalho e comunidades. A cada ano, 17 milhões de pessoas tem um AVC no mundo, 6,5 milhões morrem e atualmente, existem 80 milhões de sobreviventes de AVC.

A prevenção pode evitar 90% dos casos e o reconhecimento dos sinais de alerta do AVC e o rápido tratamento de urgência em um centro especializado diminui a chance de sequelas. “Na segunda-feira, dia 29 de outubro, teremos na Praça do Mercado Municipal orientações sobre fatores de riscos, a identificação da ocorrência do AVC, processo de reabilitação, aferição de pressão e testes de risco de AVC. As atividades serão desenvolvidas pelos estudantes da Terapia Ocupacional e Fisioterapia, profissionais da USE, além dos docentes da área da saúde”, explicou Júlia Andreza Gorla, Terapeuta Ocupacional e docente da UFSCar.

A Campanha do Dia Mundial do AVC terá o tema “Reerguendo-se após um AVC”, com foco nos desafios e triunfos enfrentados pelos sobreviventes e cuidadores do AVC.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

29/10 (segunda-feira) – das 13h às 17h30 - Praça do Mercado Municipal – atividades diversas (orientação, fatores de riscos, identificação, reabilitação, aferição de pressão, testes);

31/10 – (quarta-feira) – das 15h às 16h e das 20h às 21h – na sala 1 do Hospital Universitário – Palestra “Reerguendo-se após AVC, o que fazer na prática?", com Dra. Milena Libardi;

1/11 – (quinta-feira) - Atividades de esclarecimento dos fatores de risco e identificação rápida dos sinais do AVC – Hospital Universitário.

A Campanha tem apoio do Hospital Universitário e da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Carlos.

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias