quinta, 28 de março de 2024
Termo de Ajuste de Conduta

Assédio moral é tema de nova palestra para servidores municipais

Cerca de uma centena de gestores compareceram à apresentação, que abordou os principais conceitos sobre o tema

11 Ago 2022 - 06h42Por Redação
Assédio moral é tema de nova palestra para servidores municipais - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Na manhã desta quarta-feira, 10, o gabinete do prefeito municipal Airton Garcia, a Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas e o Departamento de Governança Corporativa convocaram secretários municipais, chefes de gabinetes, diretores de departamentos, chefes de seções e oficiais de gabinetes para a palestra sobre Assédio Moral, ministrada pelo advogado Ricardo Monnazzi, especialista em Direito do Trabalho.

A realização desta palestra cumpre o TAC (Termo de Ajuste de Conduta) de número 98/2014 junto ao Ministério Público do Trabalho, constante no processo 25034/2013, assinado em 11 de dezembro de 2014.

Cerca de uma centena de gestores compareceram à apresentação, que abordou os principais conceitos de assédio moral, mostrou exemplos de situações que podem se configurar como assédio no ambiente de trabalho e que podem gerar, além de processos, o afastamento de trabalhadores do serviço por questões de doenças ocasionadas pelo assédio.

Para o palestrante, o primeiro passo para combater o assédio moral é falar sobre ele abertamente. “Existe um interesse maior pelo tema nos dias de hoje. Esse tipo de disciplina deve ser uma busca contínua de aprimoramento e de lembrança do servidor sobre postura positiva não-insidiosa. Na prática, a melhoria só vai se concretizar se houver uma busca constante pela temática e aplicação das regras que visem impedir o assédio”, explica o Dr.  Ricardo Monnazzi. “São Carlos representa uma vanguarda, São Carlos é um polo de ideias, que sempre está à frente do seu tempo. E São Carlos mostra, com uma palestra desse calibre, como a cidade já vem se preocupando com a conduta do servidor, mantendo a busca da melhoria da postura do servidor e nas relações de trabalho”, conclui.

Para o secretário municipal de Gestão de Pessoas, Dante Nonato, a adesão massiva dos servidores mostra como o ciclo de palestras e cursos atualmente promovido pela pasta tem atendido ao anseio por este tipo de conteúdo. “Temos tido um feedback muito positivo de todo mundo, não apenas pela escolha das temáticas, mas pela qualidade do material que tem sido apresentado a todos. Isso vai melhorando as relações no nosso ambiente de trabalho e se refletindo também na qualidade do serviço prestado à população”, afirmou.

Leia Também

Últimas Notícias