sábado, 20 de abril de 2024
Cidade

Arquitetura e Urbanismo da USP São Carlos recebe o arquiteto espanhol Helio Piñon

13 Set 2011 - 09h02
0 - 0 -

O Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP São Carlos será o anfitrião de um dos principais teóricos e projetistas da arquitetura moderna mundial. Durante quatro meses o arquiteto espanhol Helio Piñon irá ministrar a disciplina "A Arquitetura da Cidade Moderna", parte integrante do programa de pós-graduação do Instituto.

Professor Sênior da Escola Técnica Superior de Arquitetura de Barcelona, Piñon se tornou um nome referência na área ao participar - na qualidade de professor, teórico e arquiteto de projeto - de importantes momentos da arquitetura contemporânea.

Ao longo de sua carreira o arquiteto espanhol escreveu mais de 20 livros que tiveram como fio condutor o sentido estético e a vigência da arquitetura moderna. Para ele, "devemos projetar com os olhos", frase polêmica carregada de significados. "Piñon, em alguns momentos, mostra-nos uma posição rigorosa, que exige do projeto uma coerência formal a ser aferida por um julgamento visual. Será uma grande contribuição para refletirmos sobre nossas práticas e valores que orientam nosso ensino", reflete o arquiteto Renato Anelli, professor titular do IAU.

O espanhol será o primeiro professor visitante estrangeiro que o recém criado Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP São Carlos traz desde que deixou de ser um departamento vinculado à Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). No entanto, essa não é a primeira estada de Piñon na Universidade. "Em 1998 trouxemos o Piñon pela primeira vez ao Brasil, o que lhe gerou um enorme interesse sobre a arquitetura moderna brasileira. Depois daquela visita ele publicou livros sobre Paulo Mendes da Rocha e Eduardo de Almeida, dois importantes arquitetos paulistas até então pouco conhecidos no exterior. Depois disso, Mendes da Rocha conquistou o Prêmio Pritzker, o mais importante prêmio internacional na área de arquitetura", destaca Anelli.

Sobre o curso - Com início previsto para o dia 21 de setembro, a disciplina ministrada por Helio Piñon seguirá até o mês de novembro. Serão duas aulas por semana, nas noites de quartas e quintas-feiras. A escolha pelo horário noturno visa possibilitar a participação de alunos de graduação e de profissionais que não estejam ligados ao programa de pós-graduação, mas que queiram se aprimorar sob orientação de um grande nome da arquitetura.

O curso terá aulas teóricas e desenvolvimento prático de um projeto em equipes compostas por alunos de pós-graduação, graduação e profissionais que não tenham vínculo com os cursos da USP. As vagas são limitadas e estão abertas na secretaria de pós-graduação do IAU até o dia 16 de setembro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3373-9312 ou pelo e-mail pgrausc@sc.usp.br

Leia Também

Últimas Notícias