quinta, 18 de abril de 2024
Cidade

Após festa ser cancelada, homenagens a Nossa Senhora Aparecida da Babilônia serão virtuais, com três missas online

04 Ago 2020 - 17h28Por Da Assessoria de Imprensa
Após festa ser cancelada, homenagens a Nossa Senhora Aparecida da Babilônia serão virtuais, com três missas online -

O tradicional evento realizado no feriado municipal de 15 de agosto no Santuário de Nossa Senhora Aparecida da Babilônia em homenagem à santa padroeira do município, uma organização da Paróquia de Santa Isabel com apoio da Prefeitura de São Carlos, foi cancelada em virtude da pandemia do novo coronavírus. Somente acontecerá a parte religiosa da festa com a realização de três missas que serão transmitidas pela internet na página do Santuário no facebook.

De acordo com o padre Marcos Eduardo Coró, responsável pela paróquia de Santa Isabel e reitor do Santuário da Aparecidinha, depois de 60 anos, essa é a primeira vez que a festa não será realizada, porém as missas serão celebradas em três horários. “A primeira celebração ocorrerá ás 7h, a segunda a partir das 10h e a terceira às 16h. A missa das 10h será celebrada pelo Bispo Dom Paulo Cezar Costa, mas em todas as missas teremos as bênçãos dos objetos e da água e no final de cada uma o momento de consagração no qual os fiéis poderão, em casa mesmo, fixar o olhar em Nossa Senhora, e fazer sua oração. Esse ano o Santuário vai até a casa de cada um de vocês”, ressalta padre Marcos Eduardo Coró.

Todos os anos reforçando a devoção à santa, fiéis de São Carlos e região fazem uma peregrinação ao Santuário, em uma caminhada de 10 a 15 quilômetros, porém esse ano o local não estará aberto e nem com estrutura para receber os peregrinos. “O Plano São Paulo não permite a realização de atividades que gerem aglomerações, por esse motivo o Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus, juntamente com a Polícia Militar, Guarda Municipal, fiscalização e agentes de trânsito, se reuniu com os representantes da Igreja e ficou acordado o cancelamento da festa, inclusive da peregrinação”, explica Rodolfo Penela, diretor do Departamento de Fiscalização.

O secretário de Segurança Pública, Samir Gardini, conta com a colaboração dos fiéis e ressalta que o acesso ao Santuário estará fechado e que a Força Tarefa fará a fiscalização. “Não é indicado, não podemos criar aglomerações. É uma festa que reúne mais de 40 mil pessoas durante todo o dia. Não podemos correr o risco de futura saturação do nosso sistema de saúde. Reforçamos que a parte religiosa vai ocorrer de forma virtual”, finaliza Gardini.

 O Santuário é uma igreja rural, que guarda a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Segundo a tradição, a imagem foi encontrada intacta sob uma árvore, após um grande incêndio no bairro da Babilônia. Diante do milagre, foi construída uma capela no local.

Leia Também

Últimas Notícias