quinta, 28 de março de 2024
Setembro Amarelo

Aplicativos que podem ajudar na prevenção do suicídio

10 Set 2019 - 12h32Por Redação
Aplicativos que podem ajudar na prevenção do suicídio -

A cada 40 segundos, em algum lugar do mundo, alguém tira sua própria vida. Por ano, são cerca de 800 mil pessoas que encaram o suicídio como a ‘única solução’ para acabar com seus problemas de acordo com a Organização mundial de Saúde (OMS). Os métodos mais usados para suicídio são enforcamento, envenenamento por pesticidas e armas de fogo. Segundo os dados gerais, pouco mais da metade das pessoas que cometem suicídio têm menos de 45 anos. Entre a faixa etária de 15 a 24 anos, é a segunda principal causa de morte.

Nesta terça-feira, 10, é o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio. No Brasil, as instituições e associações aderem ao ‘Setembro Amarelo’, uma iniciativa criada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

Em apoio à campanha, a Associação Comercial e Industrial de São Carlos (Acisc) selecionou cinco aplicativos gratuitos para smartphones que podem auxiliar de alguma maneira na prevenção do suicídio e no controle da depressão e ansiedade. Confira abaixo.

Ombro Amigo: conselhos e desabafo anônimo

Se você está precisando desabafar, o aplicativo vai te oferecer diversas formas de encontrar conforto. O usuário pode escrever seu desabafo de forma anônima, consultar conselhos e até ajudar outras pessoas que precisam de um ombro amigo. A ferramenta está disponível para Android.

Tá tudo bem?

Este aplicativo foi desenvolvido pensando em quais ferramentas são necessárias para evitar suicídios e outras fatalidades. A ferramenta oferece exercícios de respiração, chamadas para o CVV e para os contatos listados como emergenciais, listas de razões para viver e notificações diárias de apoio emocional.

O “Tá tudo bem” é um aplicativo gratuito disponível para Android, que já possui mais de 5 mil downloads e conta com quase 300 usuários ativos.

Cogni

Uma ferramenta importante da Terapia Cognitiva-Comportamental é registrar suas emoções. O app Cogni é uma ferramenta terapêutica que registra suas emoções de forma prática, acompanha seu histórico e pode gerar relatórios do seu desenvolvimento psicológico. A ferramenta está disponível para Android e iOS.

Zen

Como outra forma alternativa de ‘tratamento’, o aplicativo Zen oferece uma variedade de meditações guiadas com objetivos específicos que irão melhorar sua saúde mental e física. O download é gratuito e está disponível para Android e iOS.

Cíngulo: Terapia Guiada

Com ferramentas de teste e terapia guiada que orientam o usuário a um conhecimento profundo sobre si mesmo, o Cíngulo é capaz de trazer uma melhora significativa para a autoestima, ansiedade, estresse, ânimo e foco. O aplicativo está disponível para Android e iOS.

Além destes aplicativos, o Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias.

Leia Também

Últimas Notícias