quinta, 28 de março de 2024
Cidade

Ao lado de Newton Lima, Mercadante afirma que é fundamental fortalecer inovação tecnológica

28 Abr 2011 - 09h15

A convite do deputado federal Newton Lima (PT-SP), o ministro da Ciência e Tecnologia (C&T), Aloizio Mercadante, participou na manhã desta quarta-feira (27) de audiência pública promovida pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara Federal. O ministro apresentou aos parlamentares as ações e investimentos da pasta para estimular pesquisas e estudos tecnológicos no país, ressaltando que a sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento de uma sociedade do conhecimento são os grandes desafios das políticas de C&T.

 Além de interceder pelo fortalecimento da capacidade nacional de inovação tecnológica, Mercadante defendeu algumas das principais bandeiras de Newton Lima: a agilidade no processo de registro de patentes e a adoção de novas políticas de importação de insumos e equipamentos para pesquisa. "São mecanismos que permitirão a inserção internacional soberana do Brasil. Vamos reduzir a defasagem tecnológica por meio da tecnologia e da inovação", garantiu o ministro.
 Durante a audiência, o deputado petista solicitou que Mercadante falasse sobre as estratégias do Governo Federal para ampliar os investimentos em Ciência, Tecnologia e Inovação de 1,5% para 2% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.  O papel da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) no fomento à inovação também foi discutido pelo parlamentar. "No governo Lula participei como membro do Conselho Administrativo da Finep e pude observar que o órgão consegue atender apenas 20% das demandas de financiamento.Precisamos aumentar o volume de dinheiro para que a Finep passe a financiar um maior número de projetos", pontuou Newton Lima.  

Após o término da audiência, o deputado almoçou com o líder do PT na Câmara, Paulo Teixeira, e com os ministros Alexandre Padilha (Saúde) e Fernando Haddad (Educação).

Leia Também

Últimas Notícias