sexta, 19 de abril de 2024
Cidade

Ao completar 60 anos, Museu de São Carlos recebe mais de 8 mil visitas em 2017

Mostra itinerante exibe prédios onde estiveram alojada a história da cidade durante o período; foram quatro locais diferentes

26 Dez 2017 - 07h02
Foto: Marcos Escrivani - Foto: Marcos Escrivani -

O Museu de São Carlos completa em 2017, 60 anos de existência e para comemorar a data, foi idealizada uma mostra itinerante que mostra a linha do tempo e conta a trajetória da entidade que resgata e guarda a história da cidade.

O Museu passou por quatro locais diferentes até a atualidade: o primeiro endereço foi a rua 13 de Maio, Avenida São Carlos (atual Casa do Trabalhador, na rua Sete de Setembro (onde hoje é a Câmara Municipal) e posteriormente no prédio localizado na praça Antonio Prado, a popular Estação da Fepasa.

2017 marca ainda um número considerável de visitas. Foram aproximadamente 8 mil pessoas, em sua maioria jovens, que passaram pelas instalações do Museu São Carlos.

As informações foram passadas pela chefe de Divisão de Patrimônio, Larissa Sakumoto Lavadeci. "Atualmente temos a Exposição Somos Esporte que completa um ano e este ano participamos ainda da Semana dos Museus e Primavera dos Museus", disse.

Larissa garantiu que estão guardadas aproximadamente cinco mil peças e o Museu cuida do restauro. "Quando houver novas mostras e a temática proporcione o uso de alguns objetos que estão nesta reserva, eles serão levados a público, mas de uma forma cuidadosa para que não haja perigo de algum dano. É a história de São Carlos", comentou.

CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Larissa assumiu a chefia do Museu este ano e disse que, ao lado de uma equipe especializada, visitou todas as escolas particulares e fez um trabalho diferenciado na Diretoria de Ensino e Secretaria Municipal de Educação e Cultura, no sentido que instituições municipais e estaduais enviassem alunos para conhecer as seis salas do Museu.

"A maioria de nossas visitas foi justamente de crianças e adolescentes que vieram conhecer a história de São Carlos. Acredito que é necessário fazer com que a nova geração se interesse pelo passado da cidade", comentou Larissa. "Recebemos inclusive crianças com três anos que ficaram no playground e fizeram piquenique. Foram realizadas brincadeiras lúdicas com educadoras patrimoniais e a ideia e fazer com que goste do ambiente e tragam seus pais", observou, salientando que tais ações proporcionaram um aumento considerável nas visitas.

PARA 2018

Para o próximo ano, Larissa adiantou que os trabalhos de visitas a instituições de ensino serão intensificadas, pois a meta é fazer com que a visitação aumente ainda mais.

"A mostra Somos Esporte entra no segundo ano e permanece até 2019. Estaremos novamente na Semana dos Museus e na Primavera dos Museus. Estamos idealizando ações que vamos colocar em prática também.

LOJINHA DO MUSEU

O Museu São Carlos localiza-se na Praça Antonio Prado (Estação da Fepasa) e o fone é 2273-2700. Em suas dependências foi montada uma lojinha onde é vendido souvenires padronizados. "Há percursos, fotos de locais históricos e canecas. É uma forma de preservar a memória de São Carlos", comentou.

Informações podem ser obtidas ainda no Facebook, na página Museu de São Carlos.

Leia Também

Últimas Notícias