quarta, 17 de abril de 2024
Cidade

Antropoceno e colapso global serão temas de palestra gratuita na USP

09 Jun 2016 - 09h21Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

A próxima edição do programa "Ciência às 19 horas", marcada para 14 de junho, trará o historiador da Unicamp Luiz César Marques Filho para ministrar a palestra "A grande aceleração: vetores de aceleração da tendência ao colapso socioambiental no antropoceno". A palestra será realizada no anfiteatro do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) "Professor Sérgio Mascarenhas", com início previsto para 19 horas.

Durante a palestra, Luiz César falará sobre como a engrenagem expansiva do capitalismo tem levado à falência diversas estruturas de sustentação e funcionalidade dos ecossistemas, o que poderá ser responsável por um colapso global que ocorrerá no nível mais amplo da biosfera, conjunto de todas as partes da Terra nas quais existe vida, e da qual a sobrevivência humana depende diretamente.

A entrada para a palestra é franca, e não é necessário fazer inscrição prévia. Será, também, emitido certificado de participação para aqueles que desejarem.

O auditório "Professor Sérgio Mascarenhas" fica localizado à Avenida Trabalhador são-carlense, 400- entrada alternativa pelo Observatório Astronômico "Dietrich Schiel" (Rua Carlos Botelho).

A palestra também será transmitida on-line no endereço www.iptv.usp.br, sendo posteriormente disponibilizada para download no site do programa Ciência às 19 horas.

Para mais informações, acesse www.ciencia19h.usp.br

Leia Também

Últimas Notícias