sexta, 19 de abril de 2024
Cidade

AME São Carlos será inaugurado na última semana de março

Serão disponibilizadas até 1.200 consultas por mês em 7 especialidades

26 Jan 2018 - 20h38

O prefeito Airton Garcia e o secretário de Saúde, Caco Colenci, receberam na manhã desta sexta-feira (26), no Paço Municipal, representantes da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Marília, organização social de saúde declarada pelo Governo do Estado de São Paulo como gestora do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) São Carlos.

Participaram da reunião, além de Caco Colenci, o secretário de Trabalho, Emprego e Renda, Walcinyr Bragatto, o provedor da Santa Casa de Marília, Newton Tedde, o superintendente Sérgio Stopato Arruda, o diretor administrativo financeiro da OSS, José Luís Castro Vellucci, o diretor da Diretoria Regional de Saúde (DRS III - Araraquara), Antônio Martins de Oliveira, o presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de São Carlos, vereador Lucão Fernandes, os membros da Comissão, vereadores Cidinha do Oncológico e Elton Carvalho, além dos vereadores Moisés Lazarini, Edson Ferreira, Gustavo Pozzi e Paraná Filho.

A OSS contratada pelo Estado tem pouco mais de 60 dias para terminar os trabalhos de adequação do prédio (finalizar a reforma, promover a pintura e instalar equipamentos) para que o AME entre em funcionamento e passe a atender os usuários do SUS com consultas e exames de especialidades.

Para colocar o AME São Carlos em funcionamento a OSS já iniciou a contratação de funcionários. No total serão 73 vagas divididas em três etapas. Para a primeira etapa que inclui as vagas para Call Center, recepção, técnico de segurança do trabalho, técnico de informática, encarregado de TI, encarregado de recepção, auxiliar de manutenção, auxiliar de manutenção predial, porteiro e auxiliar enfermagem foram recebidos 4.200 currículos, sendo que 512 foram selecionados e estão passando uma prova. Serão chamadas 17 pessoas que irão passar por treinamento. "Na sequência já vamos fazer a seleção da segunda etapa que inclui auxiliar de enfermagem, enfermeiros, nutricionista, assistente social, farmacêutica, copeiro, auxiliar de limpeza e mais recepcionistas, totalizando 45 contratações para a abertura do ambulatório. Depois vamos fazendo novas contratações até completar as 73 vagas previstas. A contratação de médicos é realizada de outra forma. Vamos contratar 10 médicos para iniciar o atendimento, todos como pessoa jurídica", explica o diretor administrativo financeiro da OSS, José Luís Castro Vellucci.

Inicialmente o AME São Carlos vai atender 7 especialidades, das 21 previstas e que serão disponibilizadas ao longo do ano. Urologia, Proctologia, Dermatologia, Neurologia Adulto, Neurologia Infantil, Gastroenterologia e anestesia são as especialidades iniciais definidas pelo Conselho Regional de Saúde. Serão oferecidas de 1.100 a 1.200 consultas por mês, porém o serviço será referenciado. "Vamos iniciar as atividades na última semana de março, mas é importante que os usuários do SUS entendam que nenhuma consulta será marcada lá, o serviço é referenciado, isto significa que a marcação das consultas será realizada por meio da rede de atenção básica do município. O AME São Carlos é clinico, portanto faz diagnóstico e não tratamento. Também ressaltamos que vamos ser rigorosos com horário. Se a consulta estiver marcada para as 10h, vamos exigir que os médicos não atrasem, como pedimos para que os pacientes cheguem no horário marcado, não adiantando chegar 3 horas antes que ele somente vai ser atendido no horário marcado, ressalta Sérgio Arruda, superintendente da OSS.

De acordo com secretário municipal de Saúde, Caco Colenci, a Secretaria de Saúde está acompanhando e ajudando para que mais esse equipamento público, mantido pelo Governo do Estado, seja colocado à disposição da população o mais rápido possível. "Já estamos trabalhando com o nosso setor de regulação para que faça os agendamentos. O AME é um ganho não somente para a saúde de São Carlos, mas para a região e reafirma o nosso compromisso de fortalecer e ampliar a assistência gratuita à população, oferecendo mais consultas no atendimento médico especializado", comemora o secretário de Saúde.

Já o secretário de Trabalho, Emprego e Renda, Walcinyr Bragatto, ofereceu os serviços disponibilizados pela Casa do Trabalhador para treinamento dos futuros funcionários do AME.  "Oferecemos o nosso serviço de intermediação de mão de obra e também os espaços que disponibilizamos para treinamentos, cursos e entrevistas", comentou Bragatto.

De acordo com o prefeito Airton Garcia a abertura do AME é mais um problema resolvido na área da saúde. "Percebemos que os profissionais da Santa Casa de Marília são todos capacitados, com experiência na área. Acredito que a população de São Carlos será muito bem atendida", disse o prefeito.

O AME São Carlos além de realizar os exames de diagnóstico vai realizar também procedimentos cirúrgicos de pequena complexidade. 

 

Leia Também

Últimas Notícias