quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Alunos terão informações de como consumir corretamente

26 Set 2013 - 21h18

No dia 1º de outubro, terça-feira, técnicos da Fundação Procon-SP estarão em São Carlos se reunindo com professores das escolas da rede municipal e estadual, ministrando palestra para capacitar esses profissionais que utilizarão o kit do projeto "Saber Consumir", onde constam informações necessárias para que os alunos possam aprender a consumir corretamente.

Estarão presentes também representantes de todas as unidades escolares estaduais dos municípios de Corumbataí, Descalvado, Dourado, Ibaté, Itirapina e Ribeirão Bonito.

De acordo com o diretor do Procon de São Carlos, Joner José Nery, o objetivo do projeto é a educação para o consumo das crianças e jovens nas escolas, promovendo a formação, evitando o consumismo e agindo com responsabilidade individual e ambiental. "O tema consumo pode e deve ser inserido nas atividades escolares, pois as crianças e jovens têm mais facilidade de estimular os pais", lembra.

Joner explica que o Código de Defesa do Consumidor para educadores apresenta uma linguagem simplificada, por meio de perguntas, respostas e exemplos permitindo que o professor aprofunde seus conhecimentos com temas sobre vida financeira, alimentos, saúde, segurança, produtos e serviços, uma vez que permite grande identificação pelos participantes.

O projeto é gratuito e além de oferecer o material possibilita a capacitação solicitando apenas o comprometimento do educador na promoção de atividades com informações dos trabalhos desenvolvidos e seus resultados para monitoramento do projeto, que poderá ser desenvolvido em qualquer faixa etária, série e até mesmo, em atividade extra classe.

A aplicação do Projeto nas escolas municipais é pioneira em São Carlos, bem como em toda região. Em conversa com o prefeito Paulo Altomani, o diretor do Procon destaca que o mesmo faz questão que todas as unidades escolares do município tenham professores capacitados para formação dos alunos, uma vez que, o consumo começa desde pequeno, e o jovem estar preparado para lhe dar com este assunto faz com que cresça com consciência e educação financeira, o que contribuirá para o futuro.

Leia Também

Últimas Notícias