quinta, 28 de março de 2024
Cidade

Alunos participam de Festa Junina no Espaço Braille

27 Jun 2012 - 11h46
0 - 0 -

No dia 22 de junho aconteceu mais uma festa junina no Espaço Braille, momento em que 25 pessoas com deficiência visual usuárias de algum dos serviços oferecidos pelo Espaço encontraram-se em um momento de confraternização com música e comidas típicas. Participaram também alguns familiares.

A festa contou com a organização das professoras Adriana Bernardes Dutra, Sani Bielsa Gregório e Ivone Aparecida Ribeiro de Camargo e do bibliotecário Marcio R. T. Estevo, que na ocasião fez a leitura do "Cordel da Festa Junina", introduzindo literatura de cordel na atividade. Também estiveram presentes na festa Vanessa, Gisele e Janaina, da Divisão de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação.

Essa festa foi uma oportunidade de reunir os alunos, já que eles participam de diferentes atividades e em horários variados. Alguns dos alunos cantaram e tocaram animando a atividade.

Na despedida alguns, assim como João Bernardes, aluno do Espaço, manifestou a alegria de participar da atividade. "Trata-se de importante momento de confraternização entre alunos, funcionários e voluntários do Espaço Braille e da Divisão de Educação Especial", concluiu Bernardes.

Inclusão - O trabalho de inclusão de pessoas com deficiência é uma das prioridades da Prefeitura de São Carlos que tem investido na preparação de profissionais, aquisição de materiais e no trabalho de inclusão. Um dos exemplos é o Espaço Braille que já atingiu a marca de dois mil livros entre títulos de literatura estrangeira, brasileira, infantil entre outras com linguagem voltada para os deficientes visuais de São Carlos.  Além dos livros em braille, o Espaço também possibilita o acesso a livros falados que consiste em CD's com literatura gravada em voz alta.  Mais de cem títulos de livros falados estão disponíveis para empréstimo.

No local também está disponível um scanner que converte, em alta velocidade, o texto impresso em falado. O objetivo da aquisição do equipamento foi possibilitar às pessoas com dificuldade de visão a leitura de livros que não estejam em braile e pertençam ao acervo de outras bibliotecas. O equipamento está disponível para alunos do Espaço Braille ou qualquer pessoa com deficiência visual ou dificuldade de leitura.

Leia Também

Últimas Notícias