quarta, 24 de abril de 2024
Cidade

Alunos do SESI 407 entregam à Câmara trabalho sobre problemas em bairros da cidade

19 Out 2010 - 16h53

O presidente da Câmara Municipal, vereador Lineu Navarro (PT), recebeu nesta terça-feira (18) os resultados de um trabalho de pesquisa realizado por alunos do ensino fundamental da escola SESI 407, de Vila Izabel (zona sul da cidade), a respeito de problemas enfrentados por moradores de diversos bairros da cidade. Lineu elogiou a iniciativa e promoveu na sala das sessões um bate papo com 57 alunos das classes de 5ª. série A e B, que estiveram no Legislativo acompanhados das professoras Cibele Morasco (Português), Elizabeth Luisa Cruvinel Moura (História) e Poliana Arruda Fajardo (Ciências).

Os alunos, residentes em bairros localizados em várias regiões, realizaram um alentado levantamento, a partir de perguntas como: “Você está satisfeito com o lugar onde você mora? Por que?”. “Gostaria de mudar alguma coisa? O que?”. “O que você gostaria de pedir à Prefeitura ou autoridade local a fim de melhorar as condições de habitação do bairro onde mora?” Os trabalhos – ilustrados com fotos dos locais mais problemáticos - incluíram depoimentos de pessoas de várias idades e depoimentos pessoais dos alunos a partir de experiências observadas nos bairros onde moram, sob o título: “O meu bairro: o que podemos fazer para melhorar”.

REIVINDICAÇÕES - “As crianças realizaram trabalhos de classe e de campo e apontaram demandas que estaremos encaminhando ao Executivo por meio da Câmara Municipal”, informou Lineu. Entre as questões abordadas estiveram os problemas de alagamentos no conjunto do CDHU, de esgoto em Cidade Aracy, falta de segurança no Jardim Cruzeiro do Sul e Jardim Monte Carlo, buracos no asfalto nos bairros de Vila Prado e Boa Vista, falta de pavimentação de ruas no Jardim Santa Maria II, demora do corte de árvores e reparos no asfalto no Jardim Itamaraty; necessidade de obras de reurbanização do parque do Bicão, de área de lazer na Vila São João Batista e remoção da linha férrea da área urbana na Vila Izabel; além de necessidade melhoria no abastecimento de água e transporte coletivo nos bairros Arnon de Melo e Santa Felicia e melhoramentos públicos no Parque Fehr e Jardim Dona Francisca.

“Os trabalhos, muito bem realizados, demonstram na verdade que as professoras incentivam os alunos a discutir os problemas dos bairros onde vivem,  o que é extremamente louvável”, disse o presidente da Câmara Municipal. “A partir da própria experiência nos bairros onde vivem, os estudantes relataram as demandas de diversas regiões da cidade, numa prática educativa que contribui para a formação para a cidadania e a desenvolver o papel crítico e participativo das pessoas”.

Os alunos da escola SESI 407 estiveram participando do “Projeto Visite a Câmara”, no qual obtiveram informações sobre a história e o funcionamento do da Câmara e formas de acesso dos cidadãos à Casa de Leis. Durante a visita os alunos assistiram a um vídeo institucional e receberam um folder explicativo sobre as funções do Legislativo.

Leia Também

Últimas Notícias