sábado, 20 de abril de 2024
Exemplo de cidadania

Alunos do Pequeno Cidadão doam bonecos sustentáveis para coleta de lixo eletrônico nas escolas públicas de São Carlos

04 Dez 2019 - 07h16Por Marcos Escrivani
Alunos do Pequeno Cidadão doam bonecos sustentáveis para coleta de lixo eletrônico nas escolas públicas de São Carlos - Crédito: Marcos Escrivani Crédito: Marcos Escrivani

Ingredientes que procuram formar cidadãos conscientes são utilizados pelo Projeto Pequeno Cidadão que promovem iniciativas louváveis e que deveriam ser copiadas e incentivadas em São Carlos.

Mais uma prova de que o programa molda uma consciência positiva em seus alunos, foi um ato de cidadania realizado na tarde de segunda-feira, 2, quando aproximadamente 30 alunos com idade entre 11 e 12 anos participaram de uma iniciativa sustentável e confeccionaram durante o segundo semestre deste ano cinco bonecos com materiais que seriam descartados no lixo como, por exemplo, canos PVC, lâmpadas leds, garrafas pets, plásticos em geral, latas de tinta, potes de paçoca, tampinhas, lacres de lata, papelão, revista, jornal, baldes de lixo, galão de água quebrado, isopor, arame e outros materiais de decoração.

As informações foram passadas ao São Carlos Agora pela educadora esportiva e de sustentabilidade Camila Soler Morasco, que há seis anos desenvolve ações similares que procura conscientizar os alunos sobre materiais reutilizáveis.

Os bonecos foram entregues na EE Bento da Silva Costa, EE Marisvaldo Carlos Degan, EE Aracy Leite Pereira Lopes e EE Ary Pinto das Neves e serão como ecopontos de coleta de lixo eletrônico e perigosos nas escolas públicas de São Carlos.

“Dessa forma contribuímos para a conscientização dos nossos alunos e também da comunidade escolar, incentivando mudanças de ações que possam preservar o meio ambiente, fortalecendo laços de diversos atores sociais para o bem comum e das futuras gerações”, ponderou.

Para os alunos do Pequeno Cidadão, Camila enfatizou que princípios positivos ficarão agregados em cada um. “Além de incentivar a sustentabilidade e dissipar ações como essa em nossa comunidade, nossos alunos aprendem ser protagonistas e empreendedores de novos movimentos e novas formas de ver o mundo. Foi uma iniciativa muito bacana que possibilitou vivenciarmos experiências únicas. Como é bom fazer o bem", analisou a educadora. “Esperamos com essa ação que materiais extremamente perigosos (pilhas, baterias, celulares velhos, carregadores) que seriam descartados no lixo comum, tenham a destinação correta, não poluindo e contaminado o meio ambiente”, finalizou.

PEQUENO CIDADÃO

O Projeto Pequeno Cidadão é um projeto de caráter social que atende diariamente 220 crianças, vindas de família de baixa renda da cidade de São Carlos. É uma parceria entre KPMG Auditores Independentes e USP.

Idealizado em 1996 e implantado em 1997, o projeto se caracteriza por ser um projeto de ação social e de complementação educacional. Assim desenvolve atividades educacionais, esportivas, culturais e artísticas. Além destas, incentivo a educação, arte – educação e filosofia, biblioteca, inclusão digital, jogos cooperativos, etc... Oferece ainda duas refeições diárias (café da manhã e almoço ou lanche e jantar) e higiene pessoal diária, através de escovação dentária e banho.

Leia Também

Últimas Notícias