quinta, 25 de abril de 2024
Educação

Alunos do IFSP São Carlos produzem e-book com adaptação de peça de Shakespeare para a realidade são-carlense

11 Jan 2021 - 15h05Por Redação
Alunos do IFSP São Carlos produzem e-book com adaptação de peça de Shakespeare para a realidade são-carlense - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

É bem provável que todos já tenham ouvido falar da obra Sonho de Uma Noite de Verão, que William Shakespeare escreveu em meados da década de 1590. Essa comédia traz uma série de confusões envolvendo personagens humanos, como o Duque Teseu e os jovens Hérmia, Lisandro, Demétrio e Helena, e personagens fantásticos, como o Rei dos Duendes, Oberon, a Rainha das Fadas, Titânia, e Puck, o elfo travesso.

Mas imagine se tudo isso tivesse se passado na cidade de São Carlos no ano de 1886, em plena visita do Imperador D. Pedro II e com figuras como a de Antônio Carlos de Arruda Botelho, o nosso Conde do Pinhal. Além disso, imagine se, em vez de Oberon e Titânia, tivéssemos o Curupira, conhecida figura folclórica de nosso país, e Oxum, divindade do Candomblé, bem como outras referências às crenças trazidas com os povos negros escravizados.

Toda essa criativa adaptação foi realizada por alunos do IFSP – São Carlos no Projeto de Extensão TeatrIFicando. Impedidos de realizar encontros presenciais por conta da pandemia de Covid-19, os alunos se empenharam em pesquisar e reescrever essa peça como forma indireta de realizar o projeto de extensão.

Espera-se, com isso, que o material composto durante um ano de tantos desafios, agora transformado em e-book, possa alegrar centenas de pessoas e levar um pouco da história da cidade de São Carlos para além do nosso território.

Parabéns ao professor Marcelo de Godoy Domingues e todos os docentes e alunos envolvidos neste projeto.

Confira o e-book no link https://drive.ifsp.edu.br/s/UkFSlvlN8XW5Q6V#pdfviewer 

Vale lembrar que o IFSP São Carlos está com inscrições abertas para o Ensino Médio Integrado e Cursos Técnicos até o dia 24/01. Para maiores informações acesse: https://www.ifsp.edu.br/component/content/article/17-ultimas-noticias/1942-processo-seletivo-para-cursos-tecnicos-inscricoes-a-partir-de-7-de-dezembro 

Leia Também

Últimas Notícias