quinta, 18 de abril de 2024
Cidade

Alunos do Espaço Braille festejam final de ano e novo equipamento

15 Dez 2011 - 16h01
0 - 0 -

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, tem investido no incentivo à leitura e na inclusão através de locais como o Espaço Braille que, além dos seus dois mil livros disponíveis para pessoas com deficiência visual, agora também possui um scanner que converte, em alta velocidade, o texto impresso em falado.

O objetivo da aquisição do equipamento é possibilitar às pessoas com dificuldade de visão a leitura de livros que não estejam em braile e pertençam ao acervo de outras bibliotecas. O investimento da Prefeitura foi de R$ 2.199,00.

O equipamento está disponível para alunos do Espaço Braille ou qualquer pessoa com deficiência visual ou dificuldade de leitura. "Este é um investimento que vai acrescentar muito para os alunos do Espaço Braille e pessoas da comunidade que tenham algum tipo de dificuldade visual. Além dos dois mil livros que possuímos em nosso acervo, a pessoa terá acesso aos outros livros de outras bibliotecas ou mesmo obras que tenham em casa", esclarece Márcio Estevo, bibliotecário responsável pelo Espaço Braille, que atende, periodicamente, cerca de 40 pessoas com deficiência visual.

Amigo Secreto - Os alunos do Espaço Braille comemoraram o final de 2011 com uma bela festa e a realização de um amigo secreto. Eles apreciaram ainda a música da aluna Rosemeire Alves da Silva.

Cursos - Ao longo do ano de 2011, foram oferecidos cursos para professores de Educação Especial e pessoas da comunidade interessadas no tema. Entre os cursos oferecidos estão o de confecção de materiais pedagógicos voltado a professores e educadores; curso de braile básico e avançado; o curso de soroban básico e avançado, ambos abertos para a comunidade; e o curso de mobilidade para os deficientes visuais. Estas atividades acontecem durante o ano todo e serão oferecidos também em 2012.

Leia Também

Últimas Notícias