terça, 23 de abril de 2024
Cidade

Alunos da rede municipal participam do projeto Ler Ciência

23 Ago 2012 - 17h25
0 - 0 -

Cerca de 200 alunos participaram na terça-feira (21), no teatro do Sesc, de um e encontro com escritores e apresentação teatral que integra o projeto Ler Ciência, desenvolvido por meio da parceria entre a Prefeitura e o Sesc.

O Ler Ciência quer fazer com que as crianças de 6 a 12 anos que frequentam a rede municipal tenham contato com um pensamento acadêmico de vanguarda utilizando-se para isso da literatura infantil e da filosofia. A partir disto, o objetivo é transmitir o pensamento de grandes cientistas brasileiros de forma processual e lúdica às crianças.

O antropólogo Eduardo Viveiros de Castro, doutor em antropologia social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com pós-doutorado na Université de Paris X, autor do livro "A inconstância da alma selvagem" e autor da teoria do "Perspectivismo Ameríndio", foi convidado a se juntar à escritora Verônica Stigger para elaborarem uma história infantil que contivesse a base de seu pensamento.

Deste encontro surgiu a história "Onde a onça bebe água" que foi impressa e distribuída para os cerca de 4.500 alunos de 6 a 12 anos das escolas da rede municipal. Os professores, com base nesta apostila elaborada pelo GEPFC - Grupo de Estudos e Pesquisas Filosofia para Crianças, da UNESP de Araraquara, estão trabalhando em sala de aula o "Perspectivismo Ameríndio".

O "Perspectivismo Ameríndio" discute as ideias presentes nas cosmologias amazônicas, a respeito do modo como humanos, animais e espíritos vêem-se a si mesmos e aos outros seres do mundo.

Essas idéias sugerem uma possibilidade de redefinição relacional das categorias clássicas de "natureza", "cultura" e "sobrenatureza" a partir do conceito de perspectiva ou ponto de vista.

Todas as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) estão recebendo o projeto Ler Ciência. As EMEB's Janete Lia, Dalila Galli e Carmine Botta já receberam a apresentação do projeto. A EMEB Artur Natalino Deriggi recebe no próximo dia 28 de agosto, a EMEB Angelina Dagnone Melo no dia 29 de agosto, a EMEB Afonso Fioca (CAIC) no dia 31de agosto, a EMEB Maria Ermantina Carvalho Tarpani  no dia 19 de setembro e a EMEB Antonio Stella Moruzzi no dia 21de setembro.

Leia Também

Últimas Notícias