sexta, 19 de abril de 2024
Cidade

Alunos da Prefeitura encontram escolas reformadas e ambiente acolhedor

14 Fev 2012 - 16h27

Os 16 mil alunos da Prefeitura que retornaram às aulas nesta segunda-feira (13) encontraram escolas reformadas, professores ainda mais capacitados e um ambiente acolhedor, graças ao trabalho dos servidores e da estrutura oferecida pela Secretaria Municipal da Educação.

Durante o período de férias, os alunos puderam ter acesso a uma programação lúdica, por meio de projetos como o Férias na Escola, que promoveram o desenvolvimento de habilidades motoras e intelectuais. No período de aula, estas atividades permanecem e são acrescentadas ao conteúdo regular. "As atividades lúdicas que estimulam e desenvolvem os alunos deixam de ser projetos especiais de férias e passam a fazer parte das atividades dentro da sala da aula", esclarece a secretária de Educação, Lourdes Moraes.

Outro ponto destacado pela secretária é o trabalho de manutenção e reforma das escolas que está proporcionando um ambiente renovado e acolhedor para os alunos. "Fizemos um contrato grande de reforma de todas as escolas, são 52 escolas entre Centros Municipais de Educação Infantil e Escolas Municipais de Ensino Básico, e já reformamos a grande maioria. Os alunos vão encontrar escolas pintadas, com mobiliário novo e algumas escolas estão passando por ampliação", disse.

Os professores também passaram por um processo de capacitação onde o principal foco foi desenvolver atividades que serão usadas no cotidiano do professor em sala de aula com seus alunos. "Foi nosso objetivo, durante essa capacitação com os professores, desenvolver atividades práticas para o dia a dia na sala de aula e assim estimular o professor. Essas propostas de capacitação acontecem em menor escala durante todo o ano porque acreditamos que um dos grandes investimentos é o professor e os profissionais da educação", enfatiza Lourdes.

Materiais e uniformes - Os alunos da rede municipal devem receber material e uniforme escolar até o final do mês de fevereiro. Para os alunos da Educação Infantil, o material escolar é de uso coletivo e já está nas escolas. Já para os alunos do Ensino Fundamental, os kits contendo lápis, cadernos, réguas, canetinhas, apontador, estojo, entre outros deverá ser entregue no dia 27 de fevereiro. "Todos os alunos receberão material escolar e uniformes, que este ano estarão com um novo layout mais bonito", disse Lourdes.

Merenda
- As escolas também começam o ano letivo de 2012 com um novo cardápio que deverá ser lançado no dia 17 de fevereiro. A administração municipal tem investido em uma alimentação de qualidade para os alunos. "A merenda oferecida nas escolas não é uma 'merendinha' mas sim uma alimentação escolar munida de nutrientes, bem variada e atrativa, porque sabemos que muitos alunos tem a refeição servida na escola como principal sustento", falou a secretária.

Leia Também

Últimas Notícias