quarta, 24 de abril de 2024
Cidade

Alunos da Escola Ludgero Braga participam do Projeto Visite a Câmara

17 Set 2015 - 09h13
Estudantes visitaram a Câmara no aniversário de 150 anos do Legislativo. (Assessoria de Imprensa CMSC) - Estudantes visitaram a Câmara no aniversário de 150 anos do Legislativo. (Assessoria de Imprensa CMSC) -

Na manhã de terça-feira (15), dia em que o Legislativo são-carlense completou 150 anos, o Projeto Visite a Câmara recebeu um grupo com 18 alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Professor Ludgero Braga, do bairro Parque Industrial. 

Acompanhados pelo professor Jader Tadeu Fantin, os estudantes entre 17 e 18 anos conheceram o Edifício Euclides da Cunha e compareceram à sala das sessões Dr. Antonio Stella Moruzzi, onde receberam informações sobre a história e as funções da Câmara. 

O professor comentou a importância da participação dos alunos na vida política e enalteceu a passagem do sesquicentenário da Câmara. “Há alguns anos eu trago minhas turmas para visitar a Câmara, desde os alunos menores até os mais velhos, de escolas públicas ou privadas. O intuito é diminuir o receio e tirar alguns tabus que a população costuma ter com a política e o parlamento. Nesse momento de aniversário da Câmara Municipal de São Carlos, a participação dos estudantes é simbólica e importantíssima, afinal, aqui é a cidade deles e não existe ambiente melhor para um cidadão iniciar sua participação na política do que o local onde vive”. 

Para a aluna Mirani Winter, a visita cumpriu o papel de transmitir o funcionamento do poder legislativo e o dia a dia dos vereadores. “Grande parte da população pensa que participar da política é apenas votar ou se candidatar, e acabamos vendo que não é apenas isso. A gente pode participar das sessões e audiências da Câmara e, fora daqui, também existem muitas outras formas de se fazer política e exercer a cidadania, como participar de grêmios estudantis ou de outras entidades de meio, que são mais próximas e de maior convivência das pessoas”, comentou a estudante que pretende ser advogada e, posteriormente, juíza.  

Criado em 2009, o Projeto Visite a Câmara está inserido na política da atual Mesa Diretora, sob a presidência do vereador Lucão Fernandes (PMDB), e tem como objetivo ampliar os mecanismos de interação entre Legislativo e comunidade. Voltado para grupos, atende alunos das redes pública e particular de todas as idades, assim como estudantes universitários, historiadores, aposentados, trabalhadores e público em geral. As visitas devem ser agendadas com antecedência pelo telefone (16) 3362-2042 ou e-mail imprensa@camarasaocarlos.sp.gov.br. 

Leia Também

Últimas Notícias