sexta, 29 de março de 2024
Cidade

Alunos da escola Arthur Natalino Deriggi lançam o livro “Cuidar do Mundo”

14 Dez 2012 - 16h55
0 - 0 -

Os estudantes da Emeb "Arthur Natalino Deriggi" lançaram na última terça-feira (11), o livro "Cuidar do Mundo". A atividade aconteceu no Centro da Juventude "Lauriberto Reyes, localizado no bairro Cidade Aracy.

O livro é fruto da ideia de tornar a biblioteca da escola em um espaço de produção da escrita, que tradicionalmente é utilizado para leitura. Para participar desse projeto os alunos do "Mais Educação" da Emeb estudaram Ciências e Meio Ambiente, tema escolhido para ser abordado na produção do livro, que aconteceu no segundo semestre de 2012, o Ano da Sustentabilidade. A biblioteca disponibilizou o material necessário para que os alunos se aprofundassem no assunto. E com a união de esforços das gestoras comunitárias da região do bairro Cidade Aracy, Marisete Simeira da Silva, Márcia Aparecida Fagionato Salvini, Regina Helena Passarelli Guilhermino, Zilmar Maria Dias Mendes, do coordenador do "Mais Educação", Thiago Carneiro, e da bibliotecária Silvana Bezerra da Silva se estabeleceram parcerias em todas as etapas do processo que se iniciou com a sensibilização para tratar o tema sob vários aspectos.

Durante essa etapa aconteceram palestras, contação de histórias, apresentação de teatro, encontros com autores, de forma que estimulassem os alunos a refletir sobre a temática, mostrar como o tema se encaixa no dia a dia deles e a importância da preservação do meio ambiente para a vida.

Na etapa da escrita, cada aluno escreveu um texto no formato por ele escolhido, em forma de prosa, poesia, ou mesmo uma frase descrevendo seu entendimento por preservação do meio ambiente e sustentabilidade. Juntos com os professores, os estudantes escreveram sobre esses conceitos. "O resultado é um livro que oferece uma leitura agradável, que marca a estreia dessas crianças no mundo da escrita. Não podemos deixar de ressaltar o envolvimento de todos os agentes educacionais e comunitários, que se dedicaram ao sucesso do projeto", destaca a secretária de Educação, Lourdes Moraes.

Leia Também

Últimas Notícias