quarta, 17 de abril de 2024
Cidade

Alunos começam a receber o “kit merenda” fornecido pela Prefeitura Municipal

Distribuição começou com alunos da EMEB Afonso Fioca Vitali (CAIC), no Cidade Aracy.

07 Abr 2021 - 18h31Por Redação São Carlos Agora
Kit alimentação é entregue em escola no Cidade Aracy - Crédito: divulgação/PMSCKit alimentação é entregue em escola no Cidade Aracy - Crédito: divulgação/PMSC

A Prefeitura de São Carlos iniciou nesta quarta-feira, dia 7 de abril, pela EMEB Afonso Fioca Vitali (CAIC), localizada no bairro Cidade Aracy, a distribuição de kits de alimentação escolar, chamados de “kits merenda”, para todos os alunos da rede municipal de ensino.

A entrega se estende até a próxima semana e todos os 15.853 alunos matriculados na rede receberão os alimentos. Outros 1.800 alunos que estavam na lista de espera já estão sendo chamados para matrícula também irão receber os produtos alimentícios. O objetivo é complementar a alimentação dos estudantes enquanto permanecer a suspensão das aulas presenciais por causa da pandemia de COVID-19.

Os produtos foram adquiridos pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, pasta responsável pela merenda escolar do município. “Adquirimos dois tipos de kits. No total, repassamos para a Secretaria de Educação 17.687 kits, sendo 3.298 do tipo 1 para crianças de 0 a 3 anos, e 14.389 do tipo 2 para crianças acima de 3 anos. Foi um investimento de R$ 893 mil, 50% custeado pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e 50% com recursos da própria Prefeitura. Esses alimentos que compõem os kits são para suprir a necessidade de alimentação dos alunos e foram selecionados pelas nossas nutricionistas de acordo com a faixa etária e necessidade nutricional. Enquanto a pandemia permanecer vamos repassar um kit de alimentos por mês, por aluno”, explica o secretário de Agricultura e Abastecimento, Paraná Filho. 

De acordo com a secretária de Educação, Wanda Hoffmann, cada escola está fazendo o agendamento para a entrega dos alimentos. “O fornecedor entregou diretamente nas escolas e cada uma fez o seu planejamento para a distribuição. Cada criança tem direito a um kit, portanto a família que tiver dois filhos matriculados na rede receberá dois kits e, assim, sucessivamente. Os produtos serão entregues mensalmente, mas faço um apelo aos pais e responsáveis para evitar aglomeração na hora da retirada e para que cumpram os protocolos sanitários, lembrando que o uso de máscara é obrigatório. Também é uma oportunidade para aqueles pais que precisam retirar as atividades impressas para seus filhos”, alerta a secretária.

“No CAIC vamos entregar os kits para 1.173 alunos do ensino fundamental I e II. Estamos agendando por ano escolar. Nesta quarta-feira (07/04) entregamos 194 kits para alunos do primeiro ano do fundamental. Esse escalonamento é para evitar aglomeração”, conta o diretor do CAIC, Alex Sandro Lucas dos Santos.

O vice-prefeito Edson Ferraz, que a pedido do prefeito Airton Garcia acompanhou todo o processo de aquisição desses alimentos, falou sobre a importância desse apoio para as famílias nesse momento. “Estamos vivendo uma nova realidade e o município tem que se reinventar todos os dias diante da pandemia. Sabemos que muitos pais estão desempregados ou sem renda, lutando dia a dia para colocar comida na mesa dos seus filhos e, portanto, o kit será uma ajuda extraordinária para nossas crianças suprirem suas necessidades alimentares”, ressalta Ferraz.
Ano passado a Prefeitura repassou o benefício por meio do Cartão Merenda, com créditos mensais de R$ 50,00 por aluno.

Confira os produtos que fazem parte de cada kit de alimentação escolar:

KIT ALIMENTAÇÃO ESCOLAR  1 (0 a 3 anos) – 2 kg de arroz agulhinha,1 de feijão carioca, 1 unidade de óleo de soja, 1 pacote de biscoito tipo maisena, 1 pacote de macarrão parafuso, extrato de tomate de 340g, 1 pacote de fubá mimoso, 1 kg de sal e 1 unidade de leite em pó instantâneo;

KIT ALIMENTAÇÃO ESCOLAR 2 (acima de 3 anos) – 2 kg de arroz agulhinha, 1 kg de feijão carioca, 1 unidade de óleo de soja, 1 kg de açúcar cristal, 1 unidade de achocolatado, 1 pacote de biscoito tipo água e sal, 1 pacote de macarrão parafuso, extrato de tomate de 340g, 1 pacote de fubá mimoso, 1 kg de sal e 2 unidades de leite em pó instantâneo.

Leia Também

Últimas Notícias