quinta, 18 de abril de 2024
Junto com a Anac

Aluno do IFSP São Carlos participa de projeto da XMobots

Trata-se de um processo de certificação aeronáutica bastante simplificado quando comparado às aeronaves tripuladas

29 Mar 2021 - 12h49Por Redação
Aluno da IFSP São Carlos durante evento realizado pela XMobots - Crédito: DivulgaçãoAluno da IFSP São Carlos durante evento realizado pela XMobots - Crédito: Divulgação

O aluno do IFSP São Carlos, Audriê Mendes do Curso de Tecnologia em Manutenção de Aeronaves (TMA) participou recentemente de um importante projeto da XMobots, realizado em parceria com a Anac.

Trata-se de um processo de certificação aeronáutica bastante simplificado quando comparado às aeronaves tripuladas, mas que têm suas particularidades e desafios por conta de serem aeronaves operadas remotamente.

Veja o relato do Audriê:

“Fui contratado pela XMobots no final de 2019, com o início da vigência do contrato de estágio se dando em janeiro de 2020. Hoje me encontro no cargo de Analista de Certificação. O setor de certificação tem a importante atribuição de homologar produtos aeronáuticos e estabelecer níveis mínimos de segurança ao projeto aeronáutico, conforme critérios de aceitabilidade vigentes junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Esse processo consiste na interação técnica entre agência e requerente, e baseia-se no desenvolvimento de meios de cumprimento aceitáveis em relação aos requisitos de aeronavegabilidade estabelecidos pela base de certificação (RBAC e 94). As demonstrações de cumprimento de requisitos envolvem ensaios em voo e em solo, avaliações de segurança e confecção de documentação técnica.

Não participei de todo processo, mas foi um aprendizado muito grande poder interagir com a ANAC através da resolução de pendências técnicas e na realização de ensaios em voo de preparação para os voos de final compliance. Estes são os voos finais, realizados na presença de inspetores da ANAC a fim de verificar a capacidade operacional do sistema. Além do aprendizado, é também uma honra fazer parte deste pioneirismo e desse passo tão importante que foi dado na indústria de aeronaves não tripuladas do Brasil.

No entanto, esse não foi o primeiro feito da XMobots no campo da certificação de aeronaves não tripuladas. A empresa também é a detentora do primeiro Certificado de Autorização de Voo Experimental (Cave) para um VANT fabricado no Brasil e do primeiro Certificado de Aeronavegabilidade Especial de RPA (Caer) para voos além da linha de visada visual (beyond visual line of sight - BVLOS). É de interesse da companhia e o objetivo do time certificação continuar superando fronteiras e atingindo conquistas pioneiras no campo da certificação de aeronaves não tripuladas”.

Leia Também

Últimas Notícias