quinta, 28 de março de 2024
Cidade

Aluno da USP-São Carlos tem trabalho premiado na França

19 Out 2011 - 10h48
0 - 0 -

Guilherme Mazanti, aluno do curso de Engenharia Elétrica da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), recebeu um dos seis grandes prêmios de estágio concedidos pela École Polytechnique, na França. Para o aluno, em grande parte, esta conquista se deve ao projeto de Iniciação Científica que desenvolve sob a orientação do Prof. Dr. Hildebrando Munhoz Rodrigues, docente do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos.

O estágio do estudante foi realizado no CMAP - Centre des Mathématiques Appliquées (Centro de Matemática Aplicada), um dos laboratórios da École Polytechnique. Este foi o primeiro trabalho de pesquisa em matemática que Guilherme desenvolveu, e ele acredita que o sucesso esteja ligado ao contato com os professores do ICMC. 
"Tenho um carinho muito especial por diversos professores do ICMC. Além de me ensinarem matemática nos meus primeiros anos de graduação, eles sempre me forneceram uma grande motivação para aprofundar os estudos nesta área". O agradecimento especial vai ao professor Hildebrando. "Ele me apresentou o programa de duplo diploma da École Polytechnique, além disso, o professor Hildebrando se dedica muito a seus alunos de Iniciação Científica, isto sempre me serviu como motivação para os estudos", conclui Guilherme (foto).

O tema do estágio foi Estabilização de sistemas lineares a excitação persistente, que é um tópico da teoria de Controle de Sistemas Dinâmicos. "Durante o estágio, trabalhei investigando um problema em aberto sobre a estabilização e a velocidade arbitrária de sistemas chaveados a excitação persistente. Ao final do estágio, pude mostrar, com a ajuda dos orientadores, que a conjectura que eles haviam feito em seu último artigo era válida para o caso de sistemas planares, resolvendo assim parcialmente o problema proposto", explica Guilherme.

Para se ter uma ideia, o estágio de pesquisa da École Polytechnique, uma das principais instituições de ensino superior do mundo, é obrigatoriamente feito por todos os alunos de graduação do terceiro ano, além de todos os alunos de mestrado, o que, neste ano, soma 619 estagiários. Destes, apenas 65 tiveram seus trabalhos recompensados, nas seguintes categorias:

- 6 Grandes Prêmios;
- 2 Prêmios do Centro de Pesquisa da Polytechnique (melhor estágio efetuado em um laboratório da École Polytechnique);
- 1 Prêmio da Fundação (melhor estágio efetuado fora da França cujos resultados possam ser úteis às empresas);
- 1 Prêmio da Associação da École Polytechnique (estágio cujos resultados levam a uma apresentação ou publicação);
- 17 Prêmios do Estágio de Pesquisa;
- 3 Prêmios temáticos (Economia; Ciências dos Materiais e Superfícies Ativas; Energias Duráveis);
- 35 Menções Honrosas

Guilherme Manzani está entre os ganhadores da primeira categoria (um dos seis grandes prêmios). Esta é a principal categoria de premiação, sendo que os alunos que recebem este prêmio são os únicos que devem, obrigatoriamente, comparecer na cerimônia de entrega, que ocorrerá no dia 17 de novembro, para realizar uma breve apresentação do seu estágio aos professores e pesquisadores da École Polytechique, de outras escolas francesas, empresas e órgãos públicos franceses e estrangeiros.

"Fiquei muito contente. Ter recebido este prêmio é uma enorme motivação para que eu continue me dedicando à área de pesquisa". O aluno já faz previsões para o futuro, ele pretende seguir estudando. "Meu projeto profissional é voltar para a França e realizar meu doutorado em matemática aplicada, o prêmio que recebi certamente me ajudará na aprovação do programa que almejo fazer", ressalta Guilherme. Atualmente, o estudante continua o projeto de Iniciação Científica no ICMC sob a orientação do prof. Hildebrando.

Leia Também

Últimas Notícias