quinta, 25 de abril de 2024
Transporte coletivo

Aluno da UFSCar cria sistema que conta número de passageiros em ônibus

Tecnologia de mobilidade urbana foi premiada em Harvard e será testada em cidades de São Paulo

23 Mai 2018 - 12h22Por Redação
Rodrigues, Fábien e Marcel no MIT, onde foram convidados para apresentar o projeto - Crédito: DivulgaçãoRodrigues, Fábien e Marcel no MIT, onde foram convidados para apresentar o projeto - Crédito: Divulgação

Pegar um ônibus lotado e ver, logo em seguida, o próximo passar vazio. Usuários do transporte público enfrentam essa situação no dia a dia de muitas cidades brasileiras. Mas um aluno da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) transformou essa experiência em um projeto inovador de mobilidade urbana, que foi premiado em evento promovido pela Universidade de Harvard e pelo Massachusetts Institute Technology (MIT).

"A proposta que ganhou reconhecimento internacional buscou a ajuda da computação para desenvolver um sistema que identifica e conta o número de passageiros dentro dos ônibus e envia a informação para um aplicativo de celular. Com o aplicativo, os usuários do transporte podem tomar a decisão se pegam o veículo cheio ou esperam pelo próximo com menos pessoas", explica o autor do sistema, Renato Tadeu Rodrigues, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP-So) do Campus Sorocaba da UFSCar.

"Depois de uma aula da pós-graduação sobre como equilibrar os estoques na indústria, eu fui pegar o ônibus público de Sorocaba e estava supercheio; quando eu entrei e paguei, vi que passou outro ônibus vazio. Se eu soubesse que o ônibus seguinte tinha menos pessoas, eu esperaria três minutos e me deslocaria com mais conforto e segurança. Então, identifiquei uma superoportunidade; mesclei meu problema com os conhecimentos, e busquei uma forma de informar com antecedência os usuários do transporte [sobre o número de pessoas dentro dos ônibus] e alcançar um ‘equilíbrio’ de passageiros nos veículos, evitando um cheio e outro vazio", conta Rodrigues.

O projeto do estudante - Milênio Bus - foi o primeiro colocado entre cerca de 600 projetos inscritos na Brazil Conference, que reúne brasileiros de diferentes áreas para discutir problemas do País, e acontece em duas universidades referência no mundo. Este ano, a conferência ocorreu nos dias 6 e 7 de abril - um dia em Harvard e outro no MIT -, na cidade de Boston, nos Estados Unidos.

O Milênio Bus inclui um sistema, utilizado pela empresa de ônibus, e um aplicativo, para o usuário do transporte público. Rodrigues e sua equipe - formada com Fábien de Oliveira, estudante de graduação em Engenharia de Controle e Automação na Universidade Federal de Itajubá (Unifei), e Marcel Ogando, formado em Engenharia de Controle e Automação pelo Instituto Mauá - tiveram três meses para desenvolver o produto. "Unimos o aprendizado de várias áreas da Engenharia, pois nosso protótipo tem muitos sensores, câmeras biométricas e componentes mecânicos. Tivemos o apoio de mentores de Harvard e do MIT, que foram fundamentais para a evolução da ideia. Além disso, fizemos uma parceria com a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU), que viabilizou a realização de testes reais em um ônibus, para identificarmos que conseguiríamos contar os passageiros em tempo real e enviar para o aplicativo do usuário", descreve o mestrando da UFSCar.

Ao final, a proposta de Rodrigues e sua equipe foi uma das cinco selecionadas e eles ganharam, então, a oportunidade de ir aos Estados Unidos, com todas as despesas pagas pela Brazil Conference, para apresentarem a ideia, que acabou conquistando o prêmio de melhor projeto. A banca que avaliou os finalistas foi composta por empresários e pesquisadores. "Segundo o feedback que recebemos, o que mais chamou a atenção foi o uso da tecnologia em favor da população", ressalta Rodrigues.

Atualmente a equipe está realizando teste reais na EMTU na cidade de São Bernardo do Campo (SP), com um ônibus. Além disso, o projeto foi convidado a ser apresentado no Encontro Nacional de Prefeitos, em maio, em Niterói (RJ); três prefeituras paulistas firmaram acordo e querem, no segundo semestre de 2018, participar de testes para o Milênio Bus: Sorocaba, Campinas e São José dos Campos. "Assim, acredito que teremos uma ordem de 40 veículos com nossa solução; após os testes e a homologação do produto, espera-se a produção em larga escala para o inicio de 2019", planeja Rodrigues.

Leia Também

Últimas Notícias