sexta, 29 de março de 2024
Cidade

Aluno da rede estadual da região de São Carlos é selecionado para o Parlamento Jovem 2011

29 Ago 2011 - 09h25

Dez alunos da rede estadual de São Paulo foram selecionados para o programa Parlamento Jovem Brasileiro 2011. Eles estão entre os 77 estudantes de todo o País que viajarão a Brasília entre os dias 26 e 30 de setembro para apresentar e votar projetos de lei de sua autoria.

No total, o Parlamento Jovem Brasileiro 2011 contará com 11 estudantes paulistas, dez deles da rede estadual, sendo dois da capital, um do litoral e sete do interior. Para participar, os estudantes desenvolveram um projeto de lei com tema livre, abordando as áreas de agricultura e meio ambiente; saúde e segurança pública; economia, emprego e defesa do consumidor; educação, cultura, esporte ou turismo.

Entre os selecionados está Fabrício Marques, 17 anos, que cursa o 3° ano do Ensino Médio na Escola Estadual Abdalla Miguel, localizada em Tabatinga. O projeto que o estudante desenvolveu dispõe sobre um programa de incentivo à compra de livro. De acordo com a iniciativa, todos os alunos da rede pública de ensino, das escolas até as universidades, receberiam uma carteirinha para obter 30% de desconto na compra de livros em livrarias do País inteiro. Para ter o benefício, os estudantes deveriam apresentar 85% de frequência nas instituições de ensino. Além disso, haveria um controle para que os alunos só pudessem comprar exemplares e nunca revender os livros adquiridos.

"Pretendo facilitar o acesso aos livros, pois a leitura é fundamental para o desenvolvimento intelectual e para ampliar o conhecimento das pessoas", afirma Fabrício, que tem grandes expectativas sobre a semana na Câmara e deseja ser presidente da sessão entre os colegas do Ensino Médio.

Criado pela Câmara dos Deputados, o programa é voltado a alunos, com idade entre 16 e 22 anos, do 2º e 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Os autores dos melhores projetos são contemplados com uma viagem a Brasília e a oportunidade de participar de uma sessão especial na Câmara dos Deputados, conduzida pelos próprios estudantes, na qual passarão pela experiência de desempenhar as funções de um parlamentar.

Leia Também

Últimas Notícias