A Força Aérea Brasileira (FAB) informou nesta terça-feira (9), através de nota, que fez a mudança no indicador de velocidade - sistema pilot probes - no Airbus presidencial 319, apelidado de 'Aerolula', conforme sugerido pelo fabricante da Airbus. A aeronave está passando por uma manutenção de rotina em São Carlos (SP).
"Foi incorporado à aeronave (presidencial) o sistema 'pitot probes', conforme sugerido pelo fabricante", diz a nota da FAB.
O avião é do mesmo fabricante da aeronave da Air France, que se acidentou na semana passada.
A Air France informou no fim de semana que estava acelerando a substituição dos sensores de velocidade de seus aviões antes do acidente, após ter verificado um congelamento da peça pela primeira vez em maio de 2008 e não ter chegado a um acordo com a Airbus sobre como agir para resolver o problema. Uma das hipóteses do acidente é a leitura incorreta da velocidade do aparelho.
Segundo uma outra nota da Aeronáutica enviada na segunda-feira (8), o Airbus presidencial tem "uma série de modificações para a missão que realiza e não pode ser comparada com modelos comerciais".
Um documento teria sido enviado pela Airbus em abril, por meio da TAM - que faz a manutenção dos equipamentos -, sugerindo a incorporação de aparelho para indicação de velocidade em condições de gelo.
"A referida diretiva técnica é 'recomendada' e não 'obrigatória'. Neste momento, a FAB avalia tecnicamente a necessidade de adotar a alteração recomendada", diz a Aeronáutica em nota.
A manutenção pela qual passa o 'Aerolula' é de "rotina", destacou a assessoria de imprensa da FAB.
"Atualmente, a aeronave presidencial encontra-se em revisão programada em São Carlos, no Centro de Manutenção da TAM, empresa contratada, de acordo com o Plano de Manutenção da Aeronave (MPD). Cabe ressaltar que esta revisão programada não tem nenhum tipo de relação com o acidente ocorrido recentemente com o Airbus A330 da Air France."
Fonte: Globo
Fotos do interior da aeronave