quinta, 28 de março de 2024
Cidade

Advogados Arlindo Basílio e Joaquim Favoretto recebem homenagens na Câmara

05 Ago 2010 - 16h14Por Redação São Carlos Agora

Nesta sexta-feira (6), a Câmara Municipal de São Carlos realiza às 19h30, na sala das sessões do Edificio Euclides da Cunha, a sessão solene para entrega dos títulos de “Advogado do Ano” a Arlindo Basilio e de “Advogado  Homenageado do Ano” a Joaquim Danier Favoretto, eleitos pela 30ª.subsecção da OAB de São Carlos. Eles receberão o “Prêmio Dr.Aurélio Cattani”, instituído por lei municipal e saudação do vereador Edson Fermiano (PR), orador oficial da solenidade.

A primeira edição da entrega do prêmio ocorreu em 2004 quando foram homenageados os advogados Alvaro Giongo e Valter Petroni. Os títulos reconhecem a relevante atuação de advogados residentes em São Carlos.

Arlindo Basílio o “Advogado do Ano”, tem de 51 anos, é formado pela Faculdade de Direito de São Carlos, com pós-graduação em Direito Processual Civil pela PUC-Campinas e em Filosofia do Direito pela UNIMEP, especialista em Processo do Tribunal do Júri pela Academia Paulista de Direito Criminal. É reconhecido hoje como um dos melhores advogados criminalistas da região.

Basilio foi professor de Direito e Legislação na Rede Pública do Estado, vindo a ingressar posteriormente na Fundação Dr.Manoel Pedro Pimentel  (FUNAP), onde exerce a função de advogado público, prestando serviços em convênio com a Defensoria pública no sistema penitenciário do Estado de São Paulo. Foi professor na Escola Superior de Advocacia, no curso preparatório para concursos Educare e atualmente leciona na Faculdade de Direito de São Carlos nas disciplinas de Direito Penal e Direito Processual Penal.

Advogado militante desde maio de 1986 atua nas áreas civil, comercial, penal (com ênfase no Tribunal do Júri), administrativo e trabalhista. Sócio-proprietário do escritório Basilio & Penteado Advogados Associados, atuou como advogado credenciado do Banco Real na área civil e trabalhista entre 1995 e 2008 e do Banco do Brasil desde 2003.Na 30ª. Subsecção da OAB São Carlos foi presidente da Comissão de Exame de Ordem(1991-2001), da Comissão de Prerrogativas (1991-2004) e da Comissão de Direitos Humanos.

DIREITO DO TRABALHO - Joaquim Denier Favoretto, “Advogado Homenageado do Ano” tem  56 anos,  graduado pela Fadisc em 1986, possui especialização em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho. Mantém seu escritório na rua  José Bonifácio, n° 1380, centro,  onde atua especialmente na  área do direito do trabalho, civil e previdenciário, ao lado de quatro advogados: sua esposa  Maria Emilia Fernandes Favoretto, a filha  Danieli Fernanda Favoretto e  André Luiz Garcia Genova.

Favoretto lecionou na Faculdade de Direito de São Carlos no período de 1992-1993 nas  disciplinas de Linguagem Forense, Direito do Trabalho e Processo do Trabalho.Também deu aulas em cursos de Cálculos Trabalhistas no SENAC de São Carlos, no período de 1996-1997.

Também atuou como advogado  contratado do Banco do Brasil (1993-1995), Sindicato dos Empregados no Comércio de São Carlos (1989-1992), Sindicato dos Empregados  em Hotéis, Bares e Restaurantes (1993-1997).Foi vice- presidente da  30ª Subseção da OAB  na gestão 1993-1994.

Leia Também

Últimas Notícias