quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Adolescentes inseridos no Programa de Medidas Socioeducativas participam de mostra cultural durante o Festival Contato 2014

08 Set 2014 - 10h01
0 - 0 -

Nos próximos dias 11 e 12 de setembro das 14 às 20h, será promovido no ESPAÇO GAVETA - Centro Experimental de Artes, a Mostra Cultural Jovens e Tabu, organizada pela equipe do Festival Contato em parceria com o grupo Atividades Humanas e Terapia Ocupacional (AHTO) do Departamento de Terapia Ocupacional (DTO) da UFSCar.

Ao todo serão 18 obras artísticas nas categorias gravura, pintura, fotografia e obra literária, sob a temática permeada pelos tabus vivenciados e experimentados pela juventude no cotidiano, como as formas de violência, as drogas, o preconceito e os estigmas nos dias atuais. Destas, 5 gravuras e 1 obra literária foram desenvolvidas em atendimentos individuais entre 6 adolescentes e as orientadoras do Programa de Medidas Socioeducativas, executado no município pelos Salesianos São Carlos. O programa teve início no ano de 1999, com a execução das Medidas Socioeducativas em meio aberto (Prestação de Serviços à Comunidade - PSC e Liberdade Assistida – LA), com a realização de um convênio entre os Salesianos junto à antiga FEBEM, hoje Fundação Casa. O objetivo é acompanhar e orientar os adolescentes quando verificada à prática de ato infracional. Os adolescentes entre 12 e 18 anos são encaminhados pela Vara da Infância e Juventude, por tempo determinado, para serem acompanhados em orientações individuais, em grupos, oficinas de artes, inclusão digital, atividades esportivas, preparação para o trabalho, acompanhamento escolar, saídas culturais, entre outras.

Durante o processo de criação dos trabalhos, foram promovidas reflexões acerca do que é participar de uma mostra cultural e qual o significado da palavra tabu, relacionando-o às diversidades dos fazeres da juventude, em específico sob a ótica dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. 

O objetivo da mostra é movimentar o cenário cultural e artístico, ampliando o fazer-sentir-compartilhar das artes no município, e fomentando oportunidades inclusivas para a juventude que possui demandas emergentes. A mostra também promove o pertencimento e a possibilidade da liberdade de expressão. Ao final, os expositores receberão certificado de participação em nome do laboratório de Atividades Humanas e Terapia Ocupacional (AHTO) e da comissão organizadora do Festival Contato.

MOSTRA JOVENS E TABU

Abertura dia 09 de setembro às 19 horas.

Local: ESPAÇO GAVETA – Avenida São Carlos, 3039 Centro.

Dias: 10, 11 e 12 de setembro de 2014

Horário: das 14 às 20 horas.

Leia Também

Últimas Notícias