sexta, 19 de abril de 2024
Informe Publicitário

Ações educativas alertam para negligências no trânsito

90% dos acidentes são causadas por falhas humanas.

09 Mai 2019 - 06h00Por Prefeitura Municipal de São Carlos
Ações educativas alertam para negligências no trânsito - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

“A maior parte dos acidentes é causada por negligências. As pessoas não estão tendo juízo. Mexem no celular enquanto estão dirigindo, prestam atenção nas mensagens que estão recebendo. Eu vejo que o celular está contribuindo bastante para o número de acidentes”. O depoimento é de Maria Eduarda Santos Copete, estudante de apenas 10 anos, sobre o trânsito que temos atualmente.

Ela, acompanhada de outros alunos da Escola Estadual Paulino Carlos, participou da abertura daCampanha “Um trânsito mais seguro começa com você. Mas depende de todos para ser melhor” e do Festival de Teatro “Trânsito Mais Seguro”.

Idealizadas pela Secretaria de Transporte e Trânsito, as ações serãodesenvolvidas, ao longo de 2019, com o objetivo de estimular ações mais conscientes no trânsito.

A Campanha também faz parte do Maio Amarelo, movimento criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 11 de maio 2011 com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. As ações visam colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade em busca de um trânsito mais seguro.

Dados do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) apontam que as três principais causas dos acidentes de trânsito estão relacionadas e podem ser agrupadas em “Fator Humano, Fator Veículo e Fator Via”. Em 90% dos casos os acidentes são causados por falhas humanas, entre elas: excesso de velocidade, uso do celular, falta de equipamentos de segurança como o cinto de segurança ou capacete, o uso de bebidas antes de dirigir ou até mesmo dirigir cansado.

A Campanha fortalece o trabalho da administração para um trânsito mais seguro. “Junto com ações de engenharia e fiscalização, a educação no trânsito é de extrema importância para melhorar os índices de segurança no trânsito. Esse é o terceiro ano que investimos pesado em uma campanha educativa e o retorno tem sido bastante positivo. São Carlos ocupa o primeiro posto, com o menor índice médio de acidentes e mortes no trânsito, entre as cidades com mais de 200 mil habitantes”,diz a Secretaria de Transporte e Trânsito.

Mesmo com a queda no número de acidentes de trânsito, a cidade ainda tem que melhorar no quesito educação no trânsito. “Infelizmente nós temos muita coisa para melhorar em educação no trânsito. A principal questão é a faixa de pedestres.Temos que ter ações muito eficazes, pensar em ações de fiscalização para que haja um respeito maior na faixa de pedestre. Hoje, São Carlos está muito aquém nesse quesito”, afirmou Francisco Petrucelli, agente de trânsito.

Teatro Trânsito + Seguro - Para envolver as crianças e adolescentes nessa mobilização em busca de um trânsito mais Seguro, a Secretaria de Transporte e Trânsito criou o FestivalTeatroTrânsito+ Seguro. O objetivo é a promoção de espetáculos teatrais coma temática da Segurança no Trânsito, visando divulgar a conscientização no trânsito através de mobilizações educativas e culturais com o tema principal do trânsito mais seguro. Além disso, promover a arte na escola agindo como meio pedagógico para desenvolver valores e revelar talentos artísticos.

“O Festival Trânsito +Seguroé a oportunidade que a gente encontrou de trabalhar artes, educação e trânsito. A proposta é fazer as crianças montarem peças teatrais com o tema da campanhae depois realizar várias apresentações. As crianças são multiplicadoras de informações, elas cobram o pai, o tio, e são o motorista do futuro” contou Ingrid Ienko, Chefe de Gabinete da Secretaria de Transporte e Trânsito.

O Edital do Festival será publicado nos próximos dias.

Ranking Acidentes – Segundodados do Núcleo de Estudos de Segurança no Trânsito (NEST), do Departamento de Engenharia de Transportes, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, usando como base dados do  Movimento Paulista de Segurança no Trânsito do Governo do Estado de São Paulo, dos anos de 2016, 2017 e 2018, São Carlos ocupa o primeiro posto, com o menor índice médio de acidentes e mortes no trânsito, entre as cidades com mais de 200 mil habitantes.

Leia Também

Últimas Notícias