quinta, 28 de março de 2024
Cidade

ACISC ressalta a importância do Dia do Consumidor

14 Mar 2014 - 16h57Por Da Assessoria de Imprensa

A ACISC (Associação Comercial e Industrial de São Carlos) - através dos membros de sua Diretoria Executiva - parabeniza toda a população sãocarlense pelo Dia Mundial do Consumidor, comemorado neste sábado (15 de março).

O presidente da ACISC, Alfredo Maffei Neto, faz questão de ressaltar a importância da data, cujo intuito é proteger e lembrar os direitos dos consumidores, não apenas para eles mesmos, mas para as empresas e países de uma forma geral. “Temos consciência de que nosso setor depende inteiramente da aquisição dos produtos e serviços que oferece. Por esse motivo, consideramos essencial homenagear os consumidores, especialmente de nossa cidade”, diz.

Segundo Neto, a ACISC trabalha continuamente em prol não apenas dos comerciantes, mas também dos consumidores. “Para eles, a entidade oferece consultas gratuitas ao SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) e um setor de cobrança amigável para quitação das dívidas”, completa Alfredo Maffei Neto.

A Sede da ACISC fica na Rua General Osório, 415, Centro. Telefone: (16) 3362 1900.

Conheça a história do Dia Mundial do Consumidor

O Dia Internacional do Consumidor é comemorado no dia 15 de março em homenagem ao Presidente americano John Kennedy que, nesta data, em 1962, anunciou quatro direitos básicos do consumidor: informação, segurança, escolha e participação. Em 1985, a ONU chancelou tais diretrizes, concedendo-lhes legitimidade internacional.

A partir daí, não demorou muito para o Brasil se ajustar à ordem anunciada nos anos dourados: a Constituição Federal de 1988 foi um marco, entre nós, da defesa jurídica do consumidor, consagrando-a como direito fundamental da pessoa humana.

A Lei 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor) veio regulamentar a proteção a um grupo que estava desamparado, pois as relações entre fornecedor/destinatário final eram resolvidas, até então, no âmbito civil ou comercial.

Leia Também

Últimas Notícias