sexta, 19 de abril de 2024
Cidade

Acisc divulga dados sobre a inadimplência em São Carlos

05 Set 2016 - 12h54Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

Um total de R$ 19.958.269,39. É esse o valor que atualmente, o SCPC Boa Vista - mantido no município com exclusividade pela Acisc (Associação Comercial e Industrial de São Carlos) - acumula em dívidas de inadimplentes locais.

O presidente da Acisc, José Fernando Domingues, explica que o SCPC Boa Vista possui 38.823 devedores na cidade, que somam 53.449 dívidas. "Com isso, verificamos que grande parte dos inadimplentes tem mais de uma dívida. Dentre outras informações, nosso sistema nos permite saber que o valor médio desses débitos é de R$ 373,41", ressalta.

José Fernando também afirma que visando minimizar esses índices, a Acisc está desenvolvendo a 14ª edição da Campanha "Xô Inadimplência", em vigor até o final de dezembro. "Neste período intensificamos a atuação do setor de cobrança da entidade, denominado SCPC | Recuperação. Durante a campanha, os consumidores não pagam juros nos pagamentos à vista, apenas uma pequena taxa para ressarcir as despesas do procedimento. Quando há parcelamento dos débitos, a empresa é que pré-estabelece os juros que quer aplicar, obviamente de acordo com o Código de Defesa do Consumidor", salienta.

De acordo com o representante do Núcleo de Economia Acisc, Igor Theodoro, a negociação das dívidas gera vantagens tanto para os consumidores inadimplentes quanto para os empresários. "Altos índices de inadimplência significam grandes massas de consumidores com o nome sujo, portanto, sem possibilidade de conseguir crédito para comprar produtos a prazo. A diminuição de consumo devido à restrição de crédito leva a um menor desempenho das vendas no comércio e, consequentemente, a uma menor receita para os empresários", lembra.

Igor Theodoro diz que do ponto de vista do consumidor, ao renegociar sua dívida, ele pode chegar a uma condição melhor de pagamento ou até um valor menor do que é devido. Assim, com a dívida liquidada, ele limpa seu nome e fica apto para conseguir novos créditos e voltar a consumir. "Do ponto de vista do empresário, apesar de possivelmente receber um valor menor do que o devido, ele poderá ao menos cobrir os custos daquele produto e reinvestir esse dinheiro, comprando novos produtos e então, podendo realizar vendas bem-sucedidas. Ou seja, é preferível receber uma parte do que é devido e ter o dinheiro em caixa para continuar a sua atividade do que continuar com a dívida ativa e não ter acesso ao valor a receber", completa o representante do Núcleo de Economia Acisc.

Os empresários e/ou consumidores que tiverem interesse em saber mais detalhes da Campanha "Xô Inadimplência" podem se dirigir à Unidade Acisc - Mercado Municipal (Box 2), onde funciona o SCPC | Recuperação. Telefones: (16) 3501 5444 ou 3501 5252.

Leia Também

Últimas Notícias