quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Acesso Aberto é tema de palestra em São Carlos na próxima semana

Atividade é promovida pelo Departamento de Ciência da Informação e será aberta a todos os interessados, sem necessidade de inscrição

02 Dez 2011 - 09h21

O Departamento de Ciência da Informação (DCI) da UFSCar realiza, no dia 6 de dezembro, a palestra "Acesso Aberto", com Hélio Kuramoto, atualmente tecnologista senior III do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia do Ministério de Ciência e Tecnologia (IBICT-MCT). A palestra é aberta a todos os interessados e não há necessidade de inscrição.

O palestrante possui experiência nacional e internacional no movimento de Acesso Livre e atua em prol da disseminação desse modelo de comunicação científica no Brasil. Durante o evento, Hélio transcorrerá sobre a comunicação científica restrita a pesquisadores de países em desenvolvimento, como o Brasil, e, diante deste cenário, a possibilidade do Acesso Aberto mudar esta realidade. Os tópicos abordados serão: acesso em linha (online) à produção científica; acesso livre de custos, imediato e permanente à produção científica; e modos de alcançar essas metas para uma mudança qualitativa no cenário atual e restrito da comunicação científica.

A atividade será realizada no Auditório Bento Prado Júnior, área Norte do campus São Carlos, às 19 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail chloe@ufscar.br.

Leia Também

Últimas Notícias