quinta, 18 de abril de 2024
Cidade

Ação do Ipem vai fiscalizar produtos hospitalares durante a operação “Alô Doutor”

Os conteúdos das embalagens serão analisados simultaneamente em seis laboratórios, na capital e interior; São Carlos está na lista

09 Out 2017 - 15h36Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), órgão delegado do Inmetro e com a finalidade de proteger o consumidor, realizará fiscalização de produtos hospitalares e cirúrgicos, nos laboratórios da autarquia na Capital, Bauru, Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos e São José do Rio Preto, nesta terça-feira, 10, a partir das 9h.

Os especialistas do instituto vão constatar se o conteúdo dos itens é o mesmo indicado na embalagem. Serão analisados lençóis hospitalares descartáveis, produtos para assepsia, entre eles, gaze, curativos, ataduras, luvas cirúrgicas, algodão (linha profissional), fitas cirúrgicas, fixadores, imobilizadores, suturas, fios cirúrgicos, álcool gel, antissépticos, água oxigenada 10 vol., toalhas de papel, fitas cirúrgicas, álcool com 92% e 70%, dentre outros produtos encontrados em pontos de vendas especializados.

As avaliações acontecem simultaneamente em seis laboratórios do instituto sediados nos municípios de Bauru, Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos e São José do Rio Preto e na capital paulista.

No ano passado, a mesma operação especial reprovou 20% dos 91 produtos hospitalares examinados.

Representantes das empresas fiscalizadas são previamente convidados a presenciar a análise. Nos casos de autuação, os fabricantes e estabelecimentos com produtos irregulares têm o prazo de 10 dias úteis para apresentar defesa junto ao IPEM-SP. De acordo com a lei federal 9.933/99, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão.

ORIENTAÇÃO PARA O CONSUMO

O IPEM-SP disponibiliza para download o Guia Prático de Consumo, que traz dicas ao consumidor sobre o que observar na hora da compra de produtos embalados, têxteis, eletrodomésticos, itens que devem trazer o selo do Inmetro e também a utilização de balanças disponíveis em supermercados, padarias, açougues e outros tipos de comércio. Para o download do guia acesse http://goo.gl/jYpCEk, aproveite e conheça outras publicações do IPEM-SP no link: http://goo.gl/Waw0P1.

Leia Também

Últimas Notícias