sexta, 19 de abril de 2024
Cidade

Ação contra a dengue continua em São Carlos apesar de diminuição significativa

15 Set 2014 - 20h16
0 - 0 -

Como parte de ação ao combate do mosquito Aedes-Aegypti, principal transmissor do vírus da dengue, a Vigilância Epidemiológica (Vigep), por meio dos agentes de combate de vetores, realizou nesta segunda-feira (15) no Jardim Cardinalli, o trabalho de nebulização casa a casa próximo a Rua José Marrara. A ação foi necessária devida um caso positivo confirmado da doença. 

Nos últimos meses, segundo a Vigep, a cidade de São Carlos diferente de outras cidades da região que enfrentam epidemia, vem registrando uma diminuição significativa de casos de dengue. No prazo de um mês, apenas três casos positivos da doença foram confirmados, sendo que dois deles eram importados. Até o momento o município contabiliza 358 casos confirmados, sendo 252 autóctones, ou seja, adquiridos na cidade e 106 importados. 

O sucesso da campanha contra a dengue está somado á sensibilização e colaboração de toda a população. É importante que os moradores continuem atentos na eliminação dos criadouros do mosquito dentro das casas, mantendo os quintais limpos e colaborando com o trabalho dos agentes de combate. Durante o trabalho de nebulização é fundamental que os proprietários das residências sigam as orientações dos agentes, abrindo as portas e as janelas, permanecendo nas calçadas com crianças e animais por um período de 15 minutos. 

Além dos cuidados contra o mosquito, a Secretaria Municipal de Saúde faz um alerta na atenção aos sintomas da dengue, como febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor no copo e manchas vermelhas pelo corpo. Mesmo que a pessoa tenha plano de saúde, ela deve buscar atendimento nas unidades de saúde para realizar o preenchimento da ficha de investigação para a Vigep dar continuidade no trabalho de nebulização e bloqueio da doença.

 

 CUIDADOS DIÁRIOS E ORIENTAÇÕES CONTRA A DENGUE

- Limpar o quintal removendo materiais que acumulam água

- Limpar as calhas do telhado

- Lavar diariamente vasilhas dos animais de estimação

- Remover a água dos pratos das plantas

- Remover ou colocar os pneus em locais cobertos

- Tratar a água das piscinas

- Permitir a entrada dos agentes de Controle de Vetores nas residências quando há necessidade de bloqueio.

- Procurar assistência médica quando surgirem os primeiros sintomas, que são: febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor no copo e manchas vermelhas no corpo.

Leia Também

Últimas Notícias