sexta, 19 de abril de 2024
Cidade

Abrigo de Idosos Helena Dornfeld precisa de ajuda financeira

Capacidade de receber moradores foi reduzida de 53 para os atuais 32 em função da dificuldades enfrentadas

15 Set 2021 - 11h01Por Redação São Carlos Agora
Abrigo de Idosos Helena Dornfeld precisa de ajuda financeira - Crédito: divulgação Crédito: divulgação
Uma das mais antigas e tradicionais Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI) de São Carlos (SP) e região corre sério risco de deixar de prestar serviços à comunidade. Com 47 anos de trabalhos prestados na área de assistência social para idosos (as), o Abrigo de Idosos Helena Dornfeld, por meio de sua diretora Malú Brito, faz um apelo dramático ‘a quem puder escutar, se sensibilizar e ajudar efetivamente e de modo permanente’: “Nossa situação geral se deteriorou muito após o surto de Covid-19 que nos assolou no primeiro semestre deste ano. Tivemos 20% de mortes e agora os residentes enfrentam muitos deles as sequelas da doença. Sempre tivemos problemas financeiros, mas o impacto da pandemia foi severo e hoje a Instituição respira por aparelhos na UTI. Desde o início dessa grande crise de saúde pública mundial as doações para nós caíram pelo menos 50%”.
 
Para a diretora do Abrigo, outro velho gargalo se mantém e também gera grande instabilidade financeira: “Temos todo um aparato para proporcionar o melhor para nossos moradores e moradoras, mas nem todos, seja por meio de suas respectivas aposentadorias ou com apoio da família, podem pagar o valor real e justo pela permanência. De alguns só temos o recurso, por exemplo, de um salário mínimo. Temos despesas variadas, complexas e onerosas em função do atendimento multiprofissional necessário e prestado”.
 
Malú explica que, sem esse serviço, muitas famílias não têm condições de manter em casa cuidados mínimos dignos aos seus entes queridos com mais idade: “Há diferentes níveis de atenção. No grau máximo, o idoso ou idosa é 100% dependente de cuidados especiais e que envolvem muitos profissionais de diferentes áreas. Por conta da pandemia, ainda possuímos colaboradores em todas as áreas necessárias, porém já tivemos que fazer, infelizmente, demissões. Isso ameaça a qualidade do atendimento. Até mesmo a capacidade de receber moradores foi reduzida de 53 para os atuais 32 em função dessas e de outras dificuldades”. E ela completa: “Mesmo assim a crise financeira se mantém forte e, não fossem doações espontâneas, campanhas de arrecadação de apoiadores voluntários e outras ações sociais, nós já teríamos fechado as portas lamentavelmente. E acrescento: essa ajuda só chega até nós porque existem canais de comunicação como a imprensa e as redes sociais onde temos voz e podemos solicitar apoio”.
 
Segundo Malú, o principal recurso, o financeiro, é o mais difícil de se obter de forma permanente e segura, de modo que garanta estabilidade à Instituição. O advento do Pix, para ela, facilitou as doações em espécie e, pontualmente, faz com que o Abrigo Helena Dornfeld, ainda tenha um pouco de fôlego. “Apesar disso, ainda não é suficiente e precisamos com máxima urgência de soluções que contem com apoio efetivo e perene da sociedade como um todo e dos poderes e instituições públicas. É importante ressaltar a relevância e importância do serviço que prestamos. Se o Abrigo fechar, como serão atendidos e, em muitos casos, para onde irão essas pessoas que já trabalharam e fizeram muito por todos nós?”, questiona Malú Brito, que há 27 anos exerce a função diretiva na ILPI.
 
Em 2017 São Carlos perdeu outro lar para idosos (as) em função de problemas semelhantes, o Cantinho de Luz. “Não queremos seguir o mesmo caminho e lutamos diariamente com todas as forças, mas agora, além de termos que superar uma enorme e íngreme ladeira, é como se estivéssemos carregando muita carga pesada ao mesmo tempo. Não sei mais até quando vamos suportar...”

Leia Também

Últimas Notícias