quinta, 25 de abril de 2024
Expansão do Universo

A radiação cósmica de fundo será debatida no Ciência às 19 Horas na USP

11 Nov 2018 - 08h51Por Redação
A radiação cósmica de fundo será debatida no Ciência às 19 Horas na USP - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

O programa “Ciência às 19 Horas”, que mensalmente ocorre no Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), apresenta no próximo dia 13 do corrente mês, a partir das 19 horas, no Auditório “Prof. Sérgio Mascarenhas” a sua última palestra deste ano, aberta a todos os interessados, subordinada ao tema “A radiação cósmica de fundo - O que as micro-ondas nos dizem sobre a origem do universo”, e que será apresentada pela pesquisadora e docente do IFSC/USP, Profa. Betti Hartmann.

Nesta palestra, será mostrada como a radiação cósmica de fundo é uma relíquia do início do universo, muito quente e densa, e que foi criada cerca de 380.000 anos após a grande explosão (Big- Bang) que deu origem ao nosso universo.

Devido à expansão do universo, esta radiação resfriou e hoje tem uma temperatura de apenas -270,43 ° C, e pode ser observada como uma radiação de micro-ondas, quase completamente uniforme, em todo o céu.

A palestrante evidenciará como as espaçonaves COBE, WMAP e Planck provaram que devem haver pequenas variações nessa radiação, de cerca de 0,001%, que dão ideias sobre a origem e a evolução do Universo primordial e confirmam a suposição de que vivemos em um universo que sofreu uma expansão muito rápida logo após o Big-Bang. (Assessoria de Comunicação – IFSC/USP)

Leia Também

Últimas Notícias